sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Operação salto alto: como cuidar dos pés antes e depois de calçá-lo

Símbolo de elegância, as mulheres não abrem mão dos sapatos de salto alto. Mas o desconforto vem para todas. “Foi constatado que uso do calçado de salto alto causa dores nos pés tanto em mulheres que usam raramente quanto nas que usam mais de três vezes durante a semana”, diz a dermatologista Alessandra Haddad, citando uma pesquisa realizada com 152 mulheres. “O salto alto diminui a função de bomba muscular dos músculos da perna podendo, com o uso contínuo, provocar hipertensão venosa nos membros inferiores, dando varizes”, explica. Para usá-lo sem maltratar os pés, são recomendados alguns cuidados, que começam na hora de escolher o sapato.

Comunicação - Pello Menos

O sapato perfeito para os pés.
Não se deixe levar pelo encantamento com os saltos altíssimos se estiver escolhendo um modelo para usar diariamente. “O que se aconselha é que o salto nunca deve ultrapassar os quatro centímetros de altura e que também nunca seja totalmente rasteiro”, explica o podólogo Rogério Romeiro.
As dicas na hora de escolher: ”sempre os de saltos mais largos, que possibilitem maior estabilidade”. E ficar atenta ao modelo. “Dê preferência a calçados que tenham ajuste. Nunca use sandálias com tiras muito finas e que mudem o posicionamento normal dos dedos (para evitar joanete)”, recomenda Rogério.
Na hora de tirá-los, invista em massagens. Evite ficar por muito tempo com o salto. Alessandra recomenda massagens. “Fazer massagens tipo crânio sacral ou de relaxamento da musculatura com óleos essenciais de gengibre, tea tree ou lavanda”. Rogério recomenda ainda banhos com água morna para aliviar o desconforto.

Comunicação -Pello Menos


Os calos e joanetes: “Os calos são uma proteção da pele, a qual fica espessa quando está sendo submetida à pressão ou fricção constante. O problema surge na parte do pé sobrecarregada por uma distribuição desequilibrada do peso corporal”, explica Alessandra. Para evitá-los, Rogério sugere evitar calçados frouxos. "Isso vai obrigar os seus dedos a ficarem em garra para segurar o calçado e aumentar o atrito sobre os dedos”. Para tratá-los, vale o acompanhamento de um profissional.
Já os joanetes são comuns em mulheres que usam saltos, sapatos com bico fino e muito ajustados nos pés. “A metatarsalgia (a dor que aparece na região frontal dos pés), com o uso constante do calçado, pode levar a formação de joanete na parte externa do ‘dedão’. Não bastasse, o arqueamento constante dos dedos restantes pode deixá-los semelhantes a garras”, diz Alessandra. Nestes casos é necessário procurar um especialista.
Para evitá-los: “Nunca use sandálias que provoquem o estufamento dessa articulação. Dê preferência às tiras mais largas, que fique sobre a articulação e não empurre o dedo para dentro”, recomenda Rogério.
Cuidados com as unhas: As unhas também sofrem com o salto, que podem encravar. “Evitar cortar os cantos das unhas arredondados. Ela deve ser cortada reta, de preferência tirar pouca ou nenhuma cutícula”, diz a dermatologista.
Para evitar sudorese: “O odor pode estar relacionado a uma hiperproliferação bacteriana”, explica Alessandra. Nesse caso recomenda produtos com cloridróxido de alumínio e anti-sépticos.

Kelly Schilling
Marketing - Pello Menos
Dados: Rede Globo Sat

Nenhum comentário: