sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cigarro, um problema real para saúde pública

Pello Menos pela saúde.
 Há algumas décadas, o cigarro era acessório de glamour que exalava sensações, isso acabou. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo ainda ocupa o topo da lista de causas de mortes evitáveis no planeta. Neste domingo, dia 29 de agosto, quando é comemorado mais um Dia Nacional de Combate ao Fumo, a data serve de alerta para uma situação ainda bastante preocupante no país.
A OMS estima que um terço da população mundial adulta seja fumante, o que significa cerca de 1,2 bilhão de pessoas. As mortes devido ao uso de tabaco correspondem a 4,9 milhões ao ano, ou seja, 10 mil mortes ao dia.

Embora alguns países tenham um índice maior de tabagismo quando comparados ao Brasil, temos cerca de 15% da população brasileira usuária de produtos derivados do tabaco.
Segundo dados de um estudo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostra que 17,5% da população brasileira com mais de 15 anos usa produtos derivados do cigarro. Isso representa um contingente de 25 milhões de pessoas.
Aproveitando o Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Instituto de Depilação Pello Menos na intenção de apoiar as mulheres usuárias do tabaco, aponta que deixar o vício do cigarro é uma decisão que, na maior parte dos casos, deve ser acompanhada com a procura por ajuda profissional e apoio de pessoas próximas.
Parar de fumar sem ajuda pode até ser possível, mas com ajuda e apoio é bem mais efetivo.

Informação, saúde e bem-estar




Nenhum comentário: