quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Inovação e ousadia

Em entrevista ao Global MBA Brazil, a empresária Regina Jordão, fala da trajetória de sucesso do Pello Menos.
Regina Jordão
Empreendedora e corajosa, quem iria dizer que há 14 anos Regina Jordão abriria o Pello Menos e se tornaria a maior rede de franquias de depilação da América Latina? Com muito trabalho e ousadia, Regina criou um método de depilação próprio e inovador. Atualmente a rede conta com 13 lojas próprias, 26 franqueadas e atende por mês mais de 75 mil clientes.


Como surgiu a idéia de criar um centro de depilação especializado? Como você percebeu que havia a falta desse tipo de serviço no mercado?
A idéia surgiu quando fui trabalhar em São Paulo e não sobrava muito tempo livre para cuidar de mim. E quando queria fazer minha depilação não encontrava local especializado e muito menos horário. Eu já era esteticista e percebia que a área de depilação era carente de profissionais especializados. Um dia, quando meu marido perdeu o emprego (ele me sustentava em SP) nos vimos obrigados a encontrar uma solução para nossas vidas e foi neste momento que resolvemos colocar em prática a ideia de abrir um local especializado em depilação.
Quais as dificuldades encontradas no início?
No início a maior dificuldade era fazer as pessoas (inclusive empregados) acreditarem no negócio. Depilação não era vista como um negócio lucrativo e sim como “mais um serviço que agregava valor ao salão de beleza”.Você encontrou algum tipo de preconceito ou resistência por ser uma mulher empreendedora?
Não, mas acredito que seja por conta da área que eu escolhi, ligada à beleza, estética.
O atendimento de vocês é sem hora marcada, a cliente não pode esperar mais de 30 minutos se não ganha um desconto, o material é todo descartável, a cera não é reutilizável. Como surgiu esse conceito da marca?
Surgiu da necessidade de apresentar ao mercado uma atividade profissional especializada. Valorizar este profissional e oferecer às clientes uma melhor opção de atendimento e qualidade de serviço com muitos diferenciais.
Qual a estratégia usada para fidelizar a cliente?
No começo foi somente na forma de superar as expectativas das clientes no atendimento altamente profissional, hoje, além de mantermos esta expectativa, contamos com um programa de fidelização de clientes que distribuiu prêmios exclusivos através de pontuações.
O Pello Menos possui 40 filiais entre Rio de Janeiro e São Paulo. Quais os planos para as futuras expansões?
Estamos preparados para expandir para toda a região Sudeste. Este é o nosso foco no momento.
Tem objetivo em focar em outros países?
Sim, mas será para o futuro. Precisamos focar em nosso país, que é imenso. Fazer nossa marca ser conhecida nacionalmente para depois irmos para fora do país.
Seu público era feminino e, há alguns anos, passou a ser o masculino também. Por que essa idéia de atingir os dois sexos?
Bem, nosso público é exclusivamente feminino. Temos uma única loja de atendimento masculino, não misturamos os atendimentos. Abrimos uma loja para atendimento masculino porque tivemos muitos pedidos, mas decidimos que os atendimentos seriam em ambientes distintos. Não misturamos. Nosso foco é o público feminino.
Como foi a aceitação inicial? Houve um crescimento do público masculino desde a criação?
Foi boa, mas muito lenta. Ainda há tabus a serem quebrados. Já ocorreu um crescimento, mas não se compara ao público feminino.
Qual a diferença do Pello Menos (feminino) para o Poko Pello (masculino)? A estrutura e o atendimento são os mesmos?
Não há diferença. A estrutura e o atendimento são os mesmos. As profissionais do Poko Pello passam pelo mesmo treinamento das profissionais do Pello Menos.
Os homens costumam se sentir intimidados ao freqüentar um instituto de depilação? Qual a estratégia para abordar esse público?
Sim, porém como o Poko Pello é estritamente masculino isso facilita o acesso e a aceitação. Superar na qualidade do atendimento para que a propaganda boca a boca flua com naturalidade.

Publicada no site http://www.globalmbabrasil.com.br/ em 12 de agosto de 2010.

Kelly Schilling
Marketing - Pello Menos

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