terça-feira, 10 de agosto de 2010

Consciência ambiental

A água potável encontrada na natureza é essencial para a sobrevivência do planeta. Preocupado com as questões ambientais, e ainda com o intuito de informar o seu público, o Pello Menos divulga alguns dados de grande importância para ações de consumo consciente de água. Diante desse cenário, é importante que o consumidor fique mais atento ao uso e o tratamento dado a esse recurso natural.

Todo cidadão tem direito a água e esgoto tratado. Para a água chegar aos nossos lares é captada em rios, lagos e barragens. Através de tratamento com processos químicos torna-se potável, livre de contaminações. Outro fator importante para minimizar a contaminação da água é o descarte do lixo. Ele dificulta e onera o processo de tratamento da água. Segundo a CEDAE, os equipamentos necessários para o tratamento chegam custar mais de 1 milhão de dólares e consomem em torno de 1 GW de energia, o equivalente para fornecer luz a uma cidade de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes.

Mesmo o Brasil sendo conhecido como o País da água, é importante lembrar que 40% da água retirada no país é desperdiçada. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, até o ano de 2050 mais de 50 países sofrerão com a falta de abastecimento de água.

Dada à importância do assunto, decidimos divulgar as dicas de uso consciente de água.

• Tomar banho: Banhos curtos economizam água e energia elétrica.
• Escovar os dentes: Primeiro escove e depois abra a torneira para o enxágüe.
• Apertar a descarga: Aperte apenas o tempo necessário.
• Lavar louças: O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.
• Lavar calçadas: Use a vassoura e quando necessário um balde ao invés de deixar a mangueira.
• Lavar roupas: apenas use a máquina de lavar quando estiver bem cheia.
• Lavar o automóvel: Lavar apenas quando for realmente preciso, usando um balde em vez de mangueira.
• Molhar plantas: Regar somente o necessário. Armazenar a água da chuva para molhar suas plantas.
Fonte: Projeto Brasil das Águas

Kelly Schilling
Marketing - Pello Menos

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