segunda-feira, 1 de março de 2010

A excelência do bom atendimento

Hoje em dia fala-se muito sobre a importância de se prestar um bom atendimento tanto ao cliente externo quanto ao interno. Ouvimos falar muito, mas infelizmente na prática temos diversos exemplos que nos mostram o contrário.

Por exemplo : certo dia fui à consulta ao dentista e cheguei no consultório às 14:00h ( já estava marcada ), a recepcionista, que muito mal deu-me um boa tarde entre os dentes, pediu meu cartão de consulta e disse, sem ao menos me olhar, que eu aguardasse. Tudo bem, a recepção estava cheia, talvez ainda não tivesse almoçado, mas faz parte do atendimento olhar para o cliente, isto mostra que você está atento ao que ele diz. Torna-o importante, e nós como clientes gostamos disso.

E para piorar, ela pegou o meu cartão e esqueceu de me colocar na vez.... Passaram dois pacientes na minha frente e eu só não fui esquecida porque percebendo que algo estava errado, fui perguntá-la se a dentista havia se atrasado. Aí é que ela me olhou, me pediu mil desculpas e me colocou na ordem de atendimento... Super sem graça .

Um bom atendimento é composto por fatores simples: atenção, simpatia, boa vontade de ouvir o outro e ajudá-lo. O que não ocorreu na situação anterior.

Sei que existem dias que não gostaríamos de falar com ninguém, mas isto não pode ser usado como desculpa para não dar a atenção merecida às pessoas que estão ao nosso redor, afinal elas não tem culpa do problema que estamos passando. Esta regra não vale apenas no trabalho, mas também na roda de amigos, família, igreja, etc. Esta regra vale para todas as áreas de relacionamento.

Aplicando-se ao nosso contexto : trate como preciosidades raras as pessoas que trabalham com você, que são são seus clientes, que são da sua família, que são seus amigos... Trate todas as pessoas bem, encante o meio em que você vive com um atendimento de excelência. Ajude as pessoas “ problemáticas “ a se encontrar, vai que ela aceita sua ajuda ? Aprenda a ser solidário, se interesse em ouvir mais e se colocar do outro lado, surpreenda !!!

Jesus, que é a personalidade mais marcante de todos os tempos , tratou a todos que o conheceram com um atendimento de excelência. Pense nisso!



TEXTO: Luciana Pereira - Gerente da unidade VILA ISABEL

Nenhum comentário: