segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O trabalho do RH.

Atualmente ouvimos falar muito sobre os prejuízos que o índice de rotatividade de pessoal (mais conhecido como turnover) traz à empresa. Este índice calcula a quantidade de admissões e desligamentos das empresas e são realizados, normalmente, no fim de cada ano.


Cada desligamento custa, em média para a empresa, de três a oito salários, dependendo do cargo do funcionário em questão. Para chegarmos a este número exato, devemos levar em conta as despesas advindas com a rescisão do contrato de trabalho, com o recrutamento, com a seleção, com a admissão, despesas de um novo treinamento, despesas relativas ao tempo de adaptação do novo funcionário, dentre outras despesas que a empresa pode vir a ter. Com isso, podemos dizer que, pelo mesmo valor, manteríamos aquele funcionário por, no mínimo, três meses trabalhando a favor da empresa.

É importante salientarmos que, grande parte dos funcionários que pedem desligamento da empresa, o fazem, principalmente, devido ao clima organizacional ruim, a problemas no relacionamento com seu superior, padrões de salários abaixo do mercado, benefícios insuficientes ou mal empregados e a falta de uma política de encarreiramento, onde ele possa ter perspectivas de crescimento futuro. Por isso a importância do reconhecimento e motivação do trabalho daquele profissional.

A tarefa de um RH Estratégico é, justamente, diminuir esse índice de turnover, fazendo com que todos consigam ver a grande importância de manter seus funcionários satisfeitos e, com isso, diminuindo os custos da empresa. E é atrás deste objetivo que nós trabalhamos.



Aline Costa e Brenda Romano - Equipe de Recrutamento & Seleção do Pello Menos Instituto de Depilação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha que chique!!
Esse RH é muito bom!!
Parabéns!