segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Exercícios para grávidas


Cuidado, você está grávida”! “Só pode engordar 9 quilos”! “Isso pode fazer mal para o bebê”! Esses e outros “conselhos” são muito comuns de ouvir quando se está grávida. Por isso é bem normal que a futura mamãe se sinta cheia de dúvidas e até um pouco culpada por querer se exercitar durante a gravidez. Mas o que é mito e o que é verdade?


Conversamos com duas profissionais, a ginecologista Nara Mattia e a professora de Educação Física (que ministra aulas de Yoga), Lélia Tonso Barbosa, para tirar todas as suas dúvidas.

Qual a importância dos exercí­cios para gestantes?

Apesar de nosso condicionamento físico diminuir na gravidez, a falta de atividade física nesta época é um dos fatores que causam uma suscetibilidade maior a doenças durante e depois da gestação. É consenso que exercícios moderados durante a gravidez proporcionam inúmeros benefícios para a saúde da mulher, melhorando a resistência e a flexibilidade muscular, por exemplo. Assim, a mulher suporta melhor o aumento de peso e melhora sua postura, o que evita as famosas dores lombares.

Exercícios aeróbicos ajudam no controle do peso e reduzem o risco da diabetes gestacional (que afeta 5% das gestantes). Estudos também mostram que a prática de exercícios físicos na gravidez protegem contra a famosa (e temida) depressão pós-parto. Exercícios que envolvem a musculatura pélvica previnem a incontinência urinária associada à gravidez.

A hora H também é facilitada pela ginástica: o tônus muscular facilitará o parto e ajudará na recuperação da forma física da mamãe. E mais um benefício: com os exercícios, as trocas gasosas se tornam mais eficientes, o que ameniza muito a respiração difícil causada pela compressão dos pulmões pelo abdome, durante a gravidez.

Cuidados necessários para quem está grávida

As mulheres devem escolher atividades que apresentem pouco risco de perda de equilí­brio e de traumas. O trauma direto ao feto é raro, mas é prudente evitar esportes de contato ou com alto risco de colisão. Outro cuidado é não se exercitar vigorosamente em climas muito quentes e se manter sempre hidratada.

Com base em pesquisas, a revista Sports Medicine Australia elaborou as seguintes recomendações:


- Evite treinos em frequência cardíaca acima de 140 bpm;
- Exercite-se três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos. Em atletas é possí­vel exercitar-se em intensidade mais alta com segurança;
- Evite as contrações isométricas máximas, exercícios na posição supina ou em ambientes quentes ou piscinas muito aquecidas;
- Você pode fazer ginástica no período da amamentação, desde que consuma uma quantidade adequada de calorias;
- Interrompa imediatamente os exercícios se surgirem sintomas como dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitações e distúrbios visuais;
- Não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez. A grávida que já se exercita deve manter a prática da mesma atividade física que executava antes da gravidez, desde que os cuidados acima sejam respeitados.

Quais os cuidados que devo tomar durante a ginástica?
Um hormônio chamado relaxina é liberado durante a gravidez. Este hormônio atua sobre todas as articulações do corpo da mãe, relaxando-as. Então, um dos cuidados que se deve ter é com as articulações, pois elas estarão mais frouxas. Na hora de apoiar as mãos no chão, por exemplo, se deve sempre apoiar a mão (com os dedos fechados), e nunca a palma da mão, com o punho fletido, por exemplo.

A frequência cardíaca também deve ser monitorada constantemente, pois uma elevação acima do limite poderia trazer malefícios ao bebê e à mãe. A pressão arterial deve ser medida no início de todas as aulas, e, no caso de alterada, os exercícios são cancelados e o obstetra, avisado.

No caso de sangramentos, a mamãe também não deve praticar exercícios antes da avaliação médica. Gestantes com mais de um feto devem ter acompanhamento mais cuidadoso, pelo risco do parto prematuro, e supervisão constante do professor.

Quando os exercícios durante a gravidez são contra-indicados?
O exercí­cio regular é contra-indicado (de forma absoluta ou relativa) em mulheres com as seguintes complicações:

- Problemas cardíacos
- Tromboflebite
- Embolia pulmonar recente
- Doença infecciosa aguda
- Risco de parto prematuro
- Sangramento uterino
- Isoimunização grave
- Hipertensão
- Suspeita de estresse fetal
- Paciente sem acompanhamento pré-natal
- Anemia
- Doenças tireoidianas
- Diabetes mellitus
- Obesidade mórbida
- Histórico de sedentarismo extremo

Atenção: cada gestante deve, antes de tudo, procurar seu médico e ter liberação para praticar exercícios. Depois disso, deve ter sempre ao seu lado um bom profissional da área de Educação Física, para que o exercício transforme esse período especial que é a gravidez em momentos de bem-estar, conforto e segurança.



fonte: http://beleza.ig.com.br/

Nenhum comentário: