quinta-feira, 8 de julho de 2010

Protetor Solar é Fundamental no Inverno

A  ação dos raios ultravioletas é praticamente a mesma durante o ano todo
O sol de inverno também agride a pele, ainda que menos do que no verão, o que torna o uso do protetor solar fundamental. No inverno use um fator de proteção menor, mesmo que o tempo esteja nublado.

A prevenção ao câncer de pele deve ser feita 365 dias por ano, principalmente com a utilização diária de filtro solar com fator de proteção igual ou superior a 15. Mesmo nos dias nublados de inverno, a exposição solar excessiva é nociva à saúde.

O uso de filtro solar é importante não somente para prevenir o envelhecimento, mas também para diminuir a incidência de cânceres de pele. A incidência de raios ultravioleta do tipo A é constante no ano todo e essa radiação promove reações nas células da pele que podem ocasionar o aparecimento de lesões pré-cancerosas.

As regiões do corpo em que o câncer de pele é mais comum são as áreas mais expostas à radiação solar, como face, decote, braços. Para evitar surpresas desagradáveis, as pessoas que têm pele mais sensíveis à radiação devem examinar sardas, lesões, e feridas que não cicatrizam e sangram. Pintas escuras que mudam de características (escurecem, aumentam ou mudam de textura) também merecem atenção. Ao notar qualquer modificação, deve-se procurar um médico.

Protetores solares até o fator 30 são suficientes, mas vale lembrar que a proteção dura apenas 2 horas e o protetor deve ser reaplicado a cada banho e situação de suor. “É importante evitar períodos de maior intensidade solar, entre 10h e 15h, que também são perigosos no inverno. Cuidados maiores devem ser tomados em locais de montanhas e praias, onde a radiação ultravioleta é maior. Lembrar que a areia, concreto e água, refletem os raios ultravioleta, atingindo indiretamente a pele”.

Dicas para cuidar da sua pele no inverno

Com o ar seco, a poluição e a exposição aos raios solares, é normal a pele perder o brilho natural, ficar com pouca elasticidade, aparência áspera e sujeita às rugas e linhas de expressão. Isso se deve à falta de hidratação. As pessoas que apresentam a pele seca precisam redobrar os cuidados com a hidratação e proteger a pele ao ficar expostas ao sol. Além da hidratação, é recomendável o uso de sabonetes neutros e evitar o uso das buchas vegetais, banhos com água muito quente, e o uso de roupas sintéticas para não agredir a pele.


Por: Dra. Daniela Graff

Nenhum comentário: