sexta-feira, 23 de julho de 2010

Colaboração com o Meio Ambiente


Todos nós já estamos bem informados em relação ao destino das sacolas plásticas. Além de demorar séculos para se decomporem, muitas acabam indo para o fundo do mar, e os animais marinhos se alimentam delas, pensando ser comida, e acabam morrendo.

Essas sacolinhas são gratuitas, então o uso delas se torna excessivo tanto em lojas, quanto em supermercados. Com isso, alguns Estados brasileiros

estão adotando leis para seus estabelecimentos comerciais.

Segundo o MMA (Ministério do Meio Ambiente), em 2007, a cidade de Belo Horizonte criou uma legislação que foi adotada e está em vigor até hoje.

Na capital mineira, as sacolas plásticas devem ser trocadas por embalagens biodegradáveis. A partir de 2011, os estabelecimentos do município que não adotarem a lei serão penalizados, com multas em dinheiro ou com a cassação do alvará de funcionamento. Assim, algumas cidades já estão colaborando.

Entre elas:

- Panambi (Rio Grande do Sul)

- Pouso Alegre (Minas Gerais)

- Florianópolis (Santa Catarina)

- Sorocaba (São Paulo)

- Guarulhos (São Paulo)

- Jundiaí (São Paulo)

- Belém (Pará)

- Teresina (Piauí)

- Arquipélago de Tinharé (Sul da Bahia)

No Rio de Janeiro, uma recente lei estadual criada com essa finalidade mereceu elogios de especialistas. Elas incentivam o consumidor a reduzir o uso de sacolinhas plásticas, ao invés de substituí-las. A lei deverá entrar em vigor em julho próximo e será adotada por todos os supermercados do estado até 2012.

Para incentivar o consumidor a reduzir o uso das sacolas foram implantados alguns benefícios como desconto de R$ 0,03 na conta final da compra ou a cada cinco produtos levados para a casa sem o uso de sacolas plásticas e a distribuição de 1 kg de arroz ou feijão para cada consumidor que devolver ao supermercado 50 sacolas descartáveis usadas, que serão encaminhadas para reciclagem.


Fonte: G1

Nenhum comentário: