segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como surgem os nomes dos esmaltes?

O esmalte surgiu milhares de anos atrás. No Egito, a realeza utilizava uma coloração vermelha, chamada de henna.

Na China, no século III a.C., foi inventada uma tintura para as unhas, parecido com o esmalte atual. Mas, como conhecemos hoje, só apareceu mesmo em 1925. O tom era um rosado e o estilo em que ele era aplicado era bem peculiar: o esmalte era passado somente na metade da unha, o famoso "meia-lua".

Antigo ou não, não se sabe ao certo quando cada cor ganhou um nome. O importante é que cada esmalte é apelidado de uma maneira e isso só facilita muito a nossa vida. Mas você sabe da onde vêm os nomes dos esmaltes?

Segundo o gerente de produtos da Impala, Victor Munhoz, os nomes dos esmaltes é uma combinação entre significado e cor. "Unimos a parte principal do conceito da coleção que estamos lançando com a cor de cada esmalte". Na Impala, por exemplo, os nomes são escolhidos de acordo com o conceito que a coleção quer passar para a consumidora. "Na ‘Divas’ fizemos uma pesquisa e selecionamos uma série de possíveis nomes. Depois foi feita uma triagem e excluímos aqueles que não combinavam com as cores". O resultado dessa experiência foram as 12 tonalidades, com nomes como Marylin, Jackie, Madonna, Jane, Audrey, Catherine, Brigitte, Sophia, Nicole, Charlotte, Gilda e Gisele.

Victor acredita ainda que, mesmo os nomes sendo cuidadosamente escolhidos, a cor é quem manda. "A mulher busca o esmalte pela cor. O nome ajuda muito, mas a atração é primeiramente pela cor." Por ano, a Impala lança no mercado, em média, 60 nomes diferentes de esmaltes. E são necessários pelo menos 8 meses de trabalho para o desenvolvimento de uma coleção.

A Big Universo também tenta combinar nomes e cores. A razão social da empresa surgiu por conta da paixão arrebatadora de Gilmar Leite Siqueira - dono e químico responsável pela marca - pelo universo. O sentimento foi parar nos nomes dos esmaltes, que também possuem referências astronômicas.

Clarissa Ezaki, gerente comercial da Orion Cosméticos, responsável pela distribuição dos esmaltes da Big Universo, conta que, antigamente, os nomes dos produtos eram escolhidos de acordo com a cor original. "Logo que começamos, procurávamos ligar as cores com algum elemento do universo. Por exemplo, a ‘Estrela de Antares’ tem uma cor avermelhada, então demos esse nome a um esmalte da cor vermelha".

Atualmente, Clarissa afirma que está cada vez mais difícil manter o programa inicial para a escolha dos nomes. "Agora, com 128 cores, não estamos mais conseguindo ligar o nome com a cor verdadeira, então vamos com o que achamos que combina melhor".

Mas o conceito da Big Universo continua o mesmo: colocar nomes do universo nos esmaltes. "Queremos, cada mês lançar uma cor nova, mas, com isso, fica cada vez mais difícil manter o perfil da marca", se diverte.

Mas, às vezes, a empresa recorre a algum outro elemento da natureza. "O ‘Aqua’, por exemplo, queríamos chamá-lo de ‘Poseidon’, por conta do Deus dos Mares, na mitologia grega, mas achamos o nome muito forte para a cor, então optamos por ‘Aqua’", conta. "Quanto não temos mais opções no universo, o jeito é apelar para a natureza".

Na Colorama, para os aproximadamente 30 nomes lançados por ano, o processo não é diferente dos outros. "Acompanhamos junto com nossos escritórios de Nova York e Paris as tendências de moda que estão nas passarelas e desenvolvemos as cores e o tema-conceito da campanha. E é em torno desse tema que giram os nomes dos esmaltes", afirma Adriana Garcia, Gerente de Produto de marca.

O "Rosa Chiclete", por exemplo, surgiu carregado de significado. "É um nome feminino, jovem e com uma dose suave de irreverência. Combina perfeitamente com a cor vibrante e ousada do esmalte", afirma. Além disso, podemos citar a cor "Absinto", um verde claro que remete à cor da bebida alcoólica e o "Arranha-Céu", que, segundo Adriana, foi "um nome que surgiu quase de imediato quando olhamos a cor, um cinza urbano e moderno".

Segundo ela a cor não influencia na hora da escolha, mas, com certeza, traz um ar mais charmoso e interessante ao mundo dos esmaltes. "Para a mulher brasileira, o esmalte é um acessório fundamental e, muitas vezes, a escolha da cor está relacionada com seu estado de espírito", afirma.

"A cor ‘Batom Vermelho’, por exemplo, a linha Única Camada, representa bem a busca pelo tom vermelho sedutor, assim como a ousadia de uma cor mais vibrante e arrojada é perfeitamente traduzida no nome ‘Atrevida’. Imagine que sem graça seria se no mundo colorido e divertido dos esmaltes, os nomes se limitassem a vermelho 1, 2, 3, 4...", brinca.

 
Fonte: Vila Mulher

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