quinta-feira, 15 de julho de 2010

Couro cabeludo: cuidado redobrado



Com a chegada do inverno, as doenças do couro cabeludo costumam se agravar. Cada vez mais frequentes, as caspas, a queda dos fios e a coceira são alguns dos problemas que insistem em incomodar. Por isso, durante essa estação, os cuidados precisam ser redobrados.

A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, é uma das doenças mais comuns na temporada. Ela acomete de 2% a 5% da população, sendo frequente no sexo masculino. Gilvan Alves, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma que o problema é comum na adolescência devido a alterações hormonais. "Nessa fase, as glândulas sebáceas estão em maior atividade", comenta.

A caspa tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora ou piora. "No inverno, a queda da temperatura e a baixa umidade deixam a pele mais suscetível a irritações e inflamações", afirma o especialista. O estresse e o cansaço ligados ao ritmo de vida acelerado também podem ser os fatores desencadeadores da patologia. "Por se tratar de uma doença crônica, é importante o uso de medicamentos, como xampus apropriados", explica o dermatologista.

Outro problema que se agrava nessa época é a queda dos fios. A queda de cabelo afeta um grande número de pessoas e pode trazer consequências. "Ela decorre da alteração no folículo piloso. Se essa alteração não destrói a matriz capilar, os fios voltam a crescer naturalmente. Caso contrário, pode resultar na formação de feridas e acarretar uma perda permanente", alerta.

Veja algumas dicas para prevenir essas doenças. Vale destacar que o diagnóstico deve ser feito sempre por um dermatologista, que irá prescrever o melhor tratamento para cada caso.

- Lave o cabelo com água de morna para fria, com temperatura por volta de 22ºC.

- Não durma com os cabelos molhados ou úmidos.

- Use xampus adequados ao seu tipo de cabelo e condicionador apenas nas pontas.

- Não utilize produtos ou medicamentos sem orientação médica.

- Alimente-se de forma saudável, ingira água em abundância e mantenha sob controle o estresse.

- Procure um dermatologista diante de sintomas no couro cabeludo.

Fonte: Vila Mulher

Nenhum comentário: