terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PÊLOS ENCRAVADOS: dê um fim neles!



Inimigo número um do bom humor, ele pode aparecer por diversos motivos, conforme explica a esteticista Silvana Persi Souza. “A pseudofoliculite, mais conhecida como pêlos encravados, ocorre devido a um espessamento da epiderme, mais especificamente a camada córnea”.

Silvana, que é professora do Curso Técnico em Estética do Centro de Educação Profissional Martinus, de Curitiba PR, alerta que roupas muito apertadas, depilações realizadas de maneira inadequada e pouca ingestão diária de água podem facilitar o surgimento de pelos encravados.

Algumas pessoas são alvo do problema mais freqüentemente, geralmente porque tomam banho muito quente ou ingerem poucas frutas e verduras. Mulheres que têm pêlos enrolados, ou possuem hormônios masculinos em grande quantidade, também sofrem com eles, inclusive no rosto. Nos homens, as regiões com maior propensão são pescoço e nuca. As mulheres sofrem mais nas pernas e virilha.

Mas existem maneiras de prevenir e tratar os pêlos encravados. Quem tem tendência a esse tipo de incômodo não deve fazer depilação no período menstrual. Além do aumento da sensibilidade, existe uma maior retenção de líquidos, diminuindo os níveis de hidratação externa da pele.

Silvana ressalta que manter a pele sempre hidratada também auxilia no processo de prevenção, mas deixe para usar seu creme hidratante dois dias após a depilação com cera. Outra maneira de combater o aparecimento de pêlos encravados é fazer esfoliação, com produtos específicos, como gomagens e peelings à base de semente de frutas.

Não se engane com esfoliação feita com lixas e pedras. “Elas podem dar a sensação de que o quadro melhorou porque a pele fica mais fina e macia. Mas a prática pode provocar um espessamento ainda maior da pele, o que faz com que ela fique ainda mais grossa, dificultando a saída dos pelos”, finaliza.

Para muita gente, receitinhas caseiras, como óleo de amêndoas com açúcar resolvem o problema. Mas antes de escolher um método que se adapte melhor à sua pele procure sempre um dermatologista e não cutuque a pele com pinças, ele ficará inflamada e com manchas.

E você, o que faz para eliminar os pelinhos encravados?


Fonte: Vila Mulher

Um comentário:

Anônimo disse...

Este é realmente o grande vilão da depilação. Gostaria de ver no blog mais debates e estudos sobre isso. Adorei a descoberta desse blog de vocês. Beijos e Feliz Natal!