segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O que fazer com remédios fora da validade que sobram?

Muita gente tem o hábito de jogar os medicamentos que não servem mais no lixo, na pia ou no vaso sanitário. Uma agressão ao meio ambiente. Quando descartados dessa forma, os remédios acabam chegando aos rios, mares e lagos.


Um grupo de pesquisadores de uma universidade de Curitiba estuda desde 2005 a influência dos medicamentos no meio ambiente. Eles coletaram várias amostras de água de um dos maiores reservatórios usados no abastecimento da cidade. O material foi analisado em laboratório. Os resultados são preocupantes.

Embora em pequena quantidade, as substâncias presentes em anti-inflamatórios, antibióticos e anticoncepcionais foram encontradas na água. Outros testes comprovaram que elas provocam alterações no DNA de peixes e tornam as bactérias presentes na água mais resistentes.

"Os medicamentos são poluentes que não conseguem ser eliminados em estações de tratamento de esgoto e de água. Pode reverter em problema de saúde ambiental e de saúde humana mesmo", comenta a pesquisadora Cíntia Ribas de Oliveira.

Em Curitiba há um sistema de coleta especial. Em cada dia da semana um caminhão fica parado perto de um terminal de ônibus da cidade. Além de medicamentos recebe pilhas, baterias, lâmpadas. Todo o material recolhido vai para uma central de tratamento de resíduos.

“Deveria aumentar os pontos em mercados, para que não se tenha a desculpa”, aconselha a analista de finanças Cláudia Batista.



Pello Menos diz: No Rio de Janeiro desconhecemos esta coleta seletiva, mas vamos nos informar como proceder para divulgarmos aqui em nosso Blog.


A fonte: Bom Dia Brasil

Nenhum comentário: