sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cuidados com a sua Voz - Palestra

No dia 30/11/09 foi ministrado no Centro de Orientação Profissional uma palestra sobre "Os cuidados com a sua voz no nosso ambiente de trabalho e no nosso dia-a-dia", pela Fonoaudióloga Drª Heliane Ribeiro para as funcionárias que retornaram de férias e estavam realizando o PEC ( Programa de Educação Continuada) no Centro de Orientação.

A voz é fundamental para a realização da comunicação entre os indivíduos. Pode não parecer, mas a voz necessita de 5 sistemas do corpo humano para funcionar (fonatório, neurológico, cardiovascular, respiratório e digestório) e todos precisam estar funcionando em harmonia.
Caso você apresente algum problema na voz como roquidão (disfonia) e pigarro constante, cansaço ao falar muito, refluxo com frequência, é melhor procurar um médico porque quanto mais tempo levar para tratar da voz, mais grave pode ser o seu diagnóstico.

Então, se eu não cuidar da minha voz poderei ficar muda? Sim!!! Ou ainda, rouca por vários dias!


Segue algumas dicas do que não se deve fazer:

- Beber gelado;
- Beber água de uma vez (o correto seria parar a água na boca e depois engolir devagar bebendo apenas um pouco de água por mais vezes);
- Pigarrear (e sim beber água);
- Gritar;
- Beber líquidos que contenham muita cafeína;
- Comer comidas que demorem a fazer a digestão ou muito salgada.

Quando respiramos da maneira correta e tendo boa postura passamos a segurança que nossas clientes necessitam para lhes ajudar na escolha dos serviços ou até mesmo para tirar suas dúvidas. Caso contrário, passamos através de nossa respiração errada: agitação, insegurança e nervosismo, tudo o que um atendimento de qualidade não precisa.
As depiladoras também podem proteger os canais bucais e nasais durante o expediente, pois as mesmas ficam expostas ao ar quente e frio em lugares diferente na própria loja, o que causa um choque térmico em suas pregas vocais. O que ajudaria a manter a mesma temperatura nestes canais seria o uso permanente da máscara durante o expediente.

Você sabia?

- Que quando respiramos pelo nariz oxigenamos o cérebro em 100% e quando o fazemos pela boca, oxigenamos apenas 40%? O que significa que a falta de oxigenação em algumas áreas do cérebro causa irritabilidade, ansiedade, falta de atenção, falta de memória, fatiga.
- Que as nossas pregas vocais precisam vibrar durante a expiração para produzir o som?
- Que quando gritamos as nossas pregas vocais se chocam (se "agridem") em uma velocidade de 80 Km/h podendo com o tempo causar nódulos ou calos?
- Que em casos de refluxo o suco gástrico em excesso faz o caminho contrário e agridem as nossas pregas vocais?
- Que a roquidão (disfonia) é causada pelo mau uso da voz e por isso as pregas vocais estão aquecidas constantemente? Por isso, as balas de hortelã, menta... que proprocionam sensação de frescor causam choque térmico em nossas pregas vocais ao invés de contribuir para a sua melhora.

Nenhum comentário: