quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Instalação das lâmpadas de Natal requer cuidados; veja as dicas

De acordo com o técnico em segurança da Copel, Maurício Rocco, em todos os casos que envolvem energia elétrica é preciso ter cuidado para não haver curto-circuito e nem choques

Com a proximidade do Natal, muitas famílias começam a pensar na decoração das casas. Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar acidentes. É preciso planejar o ambiente em que as lâmpadas serão instaladas, utilizar material adequado, e seguir as indicações de uso do produto.

De acordo com o técnico em segurança da Copel, Maurício Rocco, em todos os casos que envolvem energia elétrica é preciso ter cuidado para não haver curto-circuito e nem choques.

No caso do choque elétrico uma instalação incorreta pode causar queimaduras e até mesmo mutilações e até levar a morte. Já um curto-circuito pode resultar em um incêndio.

Rocco explicou que primeiramente planejar onde os enfeites serão colocados. Pois, por exemplo, no caso da iluminação feita em jardins é preciso comprar produtos indicados para ambiente externos, os quais devem ter proteção especial, uma vez que ficarão expostos ao tempo e até debaixo de chuva. “Outro cuidado é ler a embalagem e ver quanto tempo o produto pode ficar ligado. Além disso, é essencial adquirir produtos de boa qualidade e que tenham certificação do Inmetro”, alertou o técnico em segurança da Copel. Se possível, deve-se contar com a orientação de um eletricista para fazer a instalação.

Já no caso das árvores de Natal que são montadas dentro das casas, a recomendação da Copel é para que fiquem longe dos sofás e de outros móveis. Pois no caso de haver curto-circuito, podem pegar fogo com facilidade.

O técnico em segurança lembrou ainda que a quantidade de lâmpadas instaladas tem que ser compatível com a tomada em que serão ligadas, uma vez que se houver sobrecarga também há risco de incêndio.

Além disso, a instalação deve ser feita com fita isolante, e nunca com durex ou fita crepe, para que a pessoa não leve um choque. “É preciso ter cuidado ao emendar os fios. E toda a manutenção tem que ser feita com as lâmpadas desligadas”, afirmou Rocco.

Outras informações podem ser obtidas no site da Copel ou pelo telefone 0800 51 00 116.

Crianças

Já a coordenadora de projetos da ONG Criança Segura, Ana Beatriz Bontorim, lembrou que as crianças devem ficar longe das decorações de Natal com eletricidade, pois podem tomar choques. “Os pais não devem permitir que as crianças manuseiem as lâmpadas. Há risco de choque e até de que engulam peças, no caso dos pequenos menores de quatro anos, disse a coordenadora da ONG.

Também é fundamental que os pais prestem atenção na certificação de segurança. Isso porque lâmpadas de má qualidade podem até chegar a derreter. Outra questão são os fios, os quais nunca devem ficar pendurados em locais que as crianças tenham acesso, “Antes de pensar na estética da casa, é preciso lembrar da segurança da família”, afirmou.



Incêndio

Um curto-circuito em uma árvore de Natal causou um principio de incêndio na residência da apresentadora Xuxa Meneghel, no dia 8 de dezembro de 2008. O ator Luciano Szafir, com quem ela tem uma filha - Sasha -, inalou a fumaça produzida pelo incêndio e teve que ser hospitalizado. Apesar de não ter sofrido queimaduras, havia suspeita de que o ator tivesse com infecção respiratória.





Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: