Outro desafio diário é motivar a equipe, e você só estará no caminho certo se souber extrair do ambiente de trabalho as condições ideais para elevar a satisfação dos empregados.
Para isso, são necessários os “combustíveis” fundamentais de manutenção, como recompensas, benefícios, elogios ou promoções. Busque as melhores práticas para combater o baixo desempenho, a insatisfação no trabalho, o aumento nas estatísticas de rotatividade ou faltas.
Vejamos algumas dicas a serem analisadas:
- Vincule recompensas ao desempenho
Criar sistemas de premiação por desempenho e participação nos resultados ajuda a motivar os profissionais. Por exemplo, proporcione descontos em peças teatrais, shows ou cinema. Procure uma outra premiação pessoal que seja viável para sua empresa.
- Pesquise o clima organizacional
Mesmo as pequenas empresas podem implementar uma pesquisa de satisfação interna.
Essa atitude eleva bastante o índice de motivação dos empregados, que se sentem ouvidos e respeitados.
Mas se nada for feito com os resultados, o efeito será inverso.
A pesquisa deve ser conduzida por profissional experiente na área e o gestor deve estar comprometido em ouvir as opiniões declaradas e estar consciente de que optando em utilizá-las estará contribuindo na melhoria da motivação interna. Normalmente, o que se extrai desse tipo de pesquisa é bem diverso do que chega aos ouvidos do gestor por seus interlocutores diretos.
- Promova a integração
Um simples “happy hour”, lanche ou almoço com toda a equipe em comemoração aos resultados mensais pode contribuir para melhorar o clima na empresa.
- Treinamento
Fundamental para quem deseja ampliar os negócios. Além de capacitar seu empregado, você diz claramente que aposta no crescimento profissional e pessoal dele.
As empresas devem oferecer o mesmo tratamento e oportunidade para todos os profissionais e não considerar nenhum empregado mais importante do que outro, pois o desempenho depende do todo o conjunto.
Sobreviverão as empresas que conseguirem manter o espírito de equipe, a parceria e motivação no ambiente de trabalho.
Texto:
Julio Castro
Franquedo Pello Menos Humaitá e Botafogo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário