sábado, 5 de fevereiro de 2011

HOJE É O DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA



Dia Nacional da Mamografia, 5 de fevereiro foi escolhido há 2 anos, a partir de um Projeto de Lei. A data objetiva sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame.

A mamografia, exame essencial na detecção precoce de câncer de mama, ainda não é levada tão a sério no Brasil. Entre mulheres de 40 e 50 anos, faixa etária mais propícia a desenvolver tumores nos seios, apenas 50% fazem o exame regularmente.

Atualmente uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil, o câncer de mama traz para reflexão um fator preocupante entre as brasileiras, a aderência ao exame de "mamografia". Algumas pela questão da disponibilidade do mamógrafo, outras pelo medo da dor durante o exame, tem ainda mulheres com medo da possibilidade da descoberta de um câncer, por isso cria-se barreiras e o exame não é realizado.

Segundo especialistas, para pessoas com histórico na família, a busca deve ser iniciada mais precocemente, sob orientação de médicos como mastologista ou ginecologista. Além de todos estes dados relativos ao rastreamento de pessoas supostamente saudáveis, o alerta é que qualquer mulher que note alteração nas mamas deve buscar um mastologista imediatamente, não esperando pelo próximo exame anual.

MULHERES, VAMOS LEVAR A SÉRIO A MAMOGRAFIA!

Kelly Schilling
Comunicação/Pello Menos

Nenhum comentário: