sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

COM AÇÕES PEQUENAS A REDE GERA GRANDES TRANSFORMAÇÕES NO CENÁRIO SOCIOAMBIENTAL


O óleo de cozinha é usado na produção de sabão e Biodiesel.
Despejar óleo nos ralos das casas é uma atitude antiga da população, mas atualmente com o acesso a informação, cometer esse erro torna-se agressão consciente ao meio-ambiente. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são usados produtos químicos altamente tóxicos.

Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, peixes e toda a cadeia aquática e  como consequência final da má ação de jogar óleo em ralos e esgotos, temos a contribuição para ocorrência de enchentes.

É importante saber que a arrecadação do óleo de cozinha é feita em processo semelhante ao que acontece com outros resíduos. A embalagem do óleo feita pelos consumidores, deve ser em garrafas pet com boa vedação, após esse processo é depositado em coletor apropriado.

Diferente de outros processos de reciclagem de óleo, realizados por outras empresas, no Instituto Pello Menos o óleo é arrecadado nas 41 lojas da Rede, e depois encaminhado ao Banco de Cadeiras de Rodas que recicla, vende e usa a renda. A parceria com a organização BCR, visa facilitar a vida de portadores de necessidades especiais, pois o banco trabalha emprestando cadeira de rodas, higiênicas e andadores para aqueles que não tem condição de adquir.

Kelly Schilling
Comunicação/ Pello Menos

Nenhum comentário: