quarta-feira, 30 de junho de 2010

Os 5 erros da vestimenta em ambiente de trabalho




Com a palavra: Érica Minchin

Quanto maior a importância que uma aparência bem cuidada ganha no ambiente de trabalho, maior o risco em relação a inadequação.

A sua roupa pode ser a mais bonita de todas, a mais sexy e a mais moderna, mas, antes de tudo, ela tem que ser a mais adequada ao lugar que você irá com ela. Para um sábado à noite, numa balada, essas características que citei acima são todas muito bem-vindas. Para um dia de semana, no trabalho, não.

Recentemente estive numa grande empresa (não relacionada à moda) e, justo naquele dia, havia uma palestra para profissionais do setor - pelo que pude perceber, repleta de engenheiros, empresários, jornalistas e até pessoas relacionadas à política. Enquanto aguardava na recepção pude ver as pessoas que iam à palestra, as que trabalhavam e até as que se reuniriam com alguém da empresa.

Como pude ter uma visão de diferentes possibilidades dentro de um mesmo local, vou usar esta ocasião como exemplo de algo que vejo diariamente, independente do grau de formalidade da profissão.

A coisa que mais me chamou a atenção, em todos os grupos, foi a quantidade de barrigas de fora. Seguidos pelos decotes, numa disputa acirradíssima.

Eu sou contra isso de "certo e errado" e acredito que cada um tem que fazer o que acha melhor para si, mas, nesse caso, não tem jeito. Pele à mostra tem conotação sensual, portanto decote e barriga de fora e ambiente profissional não combinam! A mesma regra vale para o comprimento das peças. A não ser que você seja modelo, dançarina ou atriz e queira ser lembrada pelo seu corpo e faz dele seu instrumento de trabalho, ou se esse não é o caso, mas você não preza tanto assim a sua carreira, guarde essas roupas para quando quiser seduzir alguém.

Particularmente, não gosto de barriga de fora em ambiente nenhum, não interessando o quão malhada a barriga em questão seja, mas essa é uma questão de gostos e vou me ater apenas ao ambiente profissional nessa coluna.

Quanto ao vice-campeão, eu não me refiro apenas àqueles decotes super profundos, mas vários tipos de decote. Tomara-que-caia, frente única, alcinhas...Nenhum desses foi feito para trabalhar. Salvo quando sobrepostos por um colete, casaco, bolerinho ou qualquer outra terceira peça que não seja retirada até o final da jornada.

Em terceiro lugar vem o ajuste das peças. E aqui eu não digo nem justas do tipo sexies, porque depois de explicar o primeiro e segundo lugares acredito não ser necessário, mas do tipo três-tamanhos-menores-do-que-deveria.

Todo mundo passa por mudanças nessa vida. Alguns perdem peso, outros ganham... Mas as roupas não funcionam desse jeito. É triste, mas aqueles cinco centímetros que a cintura ganhou não foram acrescentados naquela calça tão amada.

Ou então, você não engordou, mas se prendeu aos números. Os tamanhos das etiquetas não querem dizer nada. A indústria não é padronizada como deveria e dois modelos diferente de um mesmo tamanho podem não vestir do mesmo jeito. Se as coisas estão pulando, o zíper e os botões estão abrindo e a costura se desfazendo, é porque está na hora de provar algo maior. Não tenha medo!

Eu já provei uma calça 46 que ficou apertada e uma calça 42 que ficou super larga no mesmo dia, da mesma marca. Se o que está escrito naquele pedacinho de tecido apavora tanto assim, corte.

Garanto que você aparentará ser muito mais magra com uma roupa de número maior que acompanha o formato do seu corpo (sem apertar ou acrescentar nada), do que com uma roupa menor que vai fazer com que gordurinhas que você nem imaginava que existiam apareçam.

Outro exemplo que se esforçou para entrar na listinha foi o uso das roupas esportivas demais. Mistura de estampas super chamativas, blusão de moleton e tênis de academia não foram feitos para escritórios. Talvez para educadores fisicos, ou alguma área muito informal, mas não se enquadra na maioria das profissões.

O moleton já encontrou a alfaiataria e hoje existem paletós, vestidinhos e inúmeras peças feita com o material que aliam conforto e estilo sem ficar com uma aparência desleixada, tornando uma boa opção para locais mais despojados. Eu entendo que algumas profissões exijam que se ande muito o dia inteiro, impossibilitando o uso de saltos, mas ao invés de usar um tênis de corrida, porque não optar por um modelo mais adequado para as ruas, como o converse? Ou ainda, uma sapatilha igualmente confortável mas muito mais arrumada?

Para fechar o top 5, não posso deixar de fora o pessoal das palestras. Esse tipo de ocasião sempre confunde as pessoas, então combinaremos o seguinte: não é porque acontece fora do escritório que deixa de ser um evento profissional. O evento pode até permitir uma roupa mais relaxada, mas você ainda está representando a sua empresa e construindo seu networking. Vista-se da mesma forma que se vestiria para atender um cliente importante. Afinal, nunca se sabe quando ele vai surgir.

O maior equívoco, que não entra pro top 5 porque é hors concours, é não saber que enquanto algumas empresas pedem roupas sociais, outras profissões pedem um figurino mais prático e casual. Se a sua empresa não possuir um dresscode específico, use o bom senso. Uma cortadeira que vai passar o dia inteiro, andando para lá e para cá, se debruçando sobre uma mesa para encaixar e cortar os moldes, e precisa de maior mobilidade não vai usar a mesma roupa que uma executiva de uma multinacional que não requer tanta mobilidade, mas precisa de uma roupa que transmita seriedade, confiança, dinamismo e outros predicados vai usar para fechar grandes contratos com fornecedores e clientes, por exemplo.

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com



Fonte: Vila Mulher

terça-feira, 29 de junho de 2010

Campanha motivacional - Licença Maternidade



Conforme já de praxe em nossa Empresa, tivemos a presença de duas profissionais em reciclagem no nosso Centro de Orientação Profissional no último dia 25/06, por motivo de retorno de Licença Maternidade, e por isso foram merecedoras do prêmio de R$ 50,00 em fraldas, como forma de motivação.



Não precisa nem dizer que elas ficaram felizes da vida e foram para casa levando fraldas para seus pimpolhos. Parabéns às novas mamães da Rede Pello Menos!







Texto: Luana Santos - Marketing da Rede Pello Menos

segunda-feira, 28 de junho de 2010

PROMOÇÃO CARIOQUINHA


A promoção do Carioquinha já está se encerrando, e você, aproveitou?



Está de volta a Promoção Carioquinha, em sua 12ª edição vai até o dia 30 de junho. Dos 123 pontos conveniados, 76 são atrações turísticas, 32 hotéis e 15 restaurantes com descontos, que vão de 10% a 50%..

Entre as atrações, teatros, mergulhos, passeios de lancha, rapel, rafting, vôos de asa delta e parapente, e caminhadas ecológicas.

A ação ainda traz novidades como um bucólico tour por Santa Teresa, com guias locais que contam as histórias do bairro.

Para usufruir dos descontos basta apresentar o comprovante de residência em seu nome ou a carteira de identidade nas bilheterias dos pontos conveniados, que estão no site www.carioquinha.com.br ainda como endereços dos locais, horários e preços.


A seguir alguns dos pontos Carioquinha:


· A História do 4o. Rei Mago (Teatro Infantil)
· Action Fly Voo Livre
· Arpoador Passeios Ecológicos e culturais
· Atreva-se! Air Adventure Sports
· Barra Jumping
· Biblioteca Nacional
· Big Fly Escola de Voo Livre
· Boite Passeio Dance
· Bondinho Pão de Açúcar
· Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
· Centro Cultural Justiça Federal
· CINESUL - Festival Íbero-americano de Cinema e Vídeo
· Claudio do Voo
· Cooperativa Vale Encantado / Passeio Ecológico "Outro lado do Rio"
· Cruzeiro Taxi Aéreo
· DIRIGIR-SE AOS HOMENS- Peça de Teatro
· DivePoint
· Ecoando
· Escola de Mergulho Queiroz Diver
· Estilo Voo Livre /Asa delta e Parapente Tour
· Exotic Tours / Favela Tour
· Fazendinha Estação Natureza
· Flex 1 Delta Voo Livre
· Fly Tour Brazil
· Fortaleza de São João / Museu do Desporto do Exército
· Forte de Copacabana/Museu Histórico do Exército
· Fundação RioZoo - Jardim Zoológico
· Fundição Progresso
· Grupo de Caminhadas Ecológicas Trekking no Rio
· Hang Gliding Tour /Asa Delta Tour
· Helisight - Passeios de Helicóptero
· Jardim Botânico do Rio de Janeiro
· Jeep Tour
· Lagoa Aventuras
· MAC - Museu de Arte Contemporânea
· Macuco Rio
· Makfly
· MAM Rio - Museu de Arte Moderna
· Marlin Yacht Charters
· MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
· Msfly
· Museu Aeroespacial
· Museu Da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do outeiro
· Museu Amsterdam Sauer
· Museu Casa de Rui Barbosa
· Museu Chácara do Céu
· Museu da República
· Museu de Arqueologia de Itaipu
· Museu do Índio
· Museu e Sala D'Armas General José da Silva Pessoa
· Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro
· Museu Militar Conde de Linhares
· O Bruxo Caçador de Esmeraldas e A Sopa de Pedra - Teatro Mario Lago
· Oi Futuro Flamengo
· Orquestra Sinfônica Brasileira – Apresentações de Concertos no Theatro Municipal do RJ
· Peterkeys Voo Livre
· Pink Fleet
· Planeta Rocha Escola de Escalada, Técnicas Verticais e Caminhadas
· Planetário do Rio / Museu do Universo
· Rapel Esportivo
· Real Gabinete Português de Leitura
· Rio Hiking
· Rio Scenarium
· Rio Tandem Fly
· Rio Water Planet
· Rotor Fly - Voo Duplo & Curso de Asa Delta e Parapente
· Santa Teresa Tour
· Saveiros Tour - Passeio de Saveiro pela Baía de Guanabara
· SCALARTE - Escalada em rocha e rapel
· Sítio Roberto Burle Marx
· Trilhas RJ Ecoaventuras
· Trota Voo de Parapente
· TUAREG RAFTING & EXPEDIÇÕES
· Voo de Asa Delta Paulo Ribeiro
· Voo de Instrução Rio
· Yoga na Praia do Arpoador


"Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos

" Use Cco... ou Bcc (Cópia Oculta) "

" Retire os endereços dos amigos antes de reenviar "

" Dificulte a disseminação de vírus e spams*





Fonte: Leila Doin

Saiba como manter uma alimentação saudável em época de festas juninas

As festas juninas, que em muitos lugares se estendem até o mês agosto, com as danças, as músicas, as brincadeiras e, em especial, as comidas típicas são um ótimo programa para toda família nesse período.


No entanto, para os mais preocupados com uma alimentação saudável, fica a seguinte pergunta: Como aproveitar as delícias da mesa junina onde encontramos comidas com considerável índices de açúcar e gordura, nem sempre boas, sem malefícios para saúde? Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre como comprar os ingredientes dessa festa e com a orientação nutricional das Doutoras Claudia Coelho Falcão e Vânia Soares Barberan, da Associação de Nutrição do Estado de Rio de Janeiro- ANERJ, listamos algumas informações sobre como aproveitar os pratos típicos de maneira saudável.

Se você vai organizar uma festa junina e vai às compras, fique atento em relação ao que deve ser observado para não levar produto com problema. De acordo com informações disponíveis no site do Procon-SP, na compra de produtos naturais ou a granel, verifique o peso e a aparência (sujidade, umidade). Quando expostos, devem estar protegidos de poeira, insetos… e devem apresentar informações, por meio de cartazes ou plaquetas, sobre o prazo de validade e procedência.

No caso de irregularidades, o fornecedor imediato (feirante, supermercadista, lojista) é o responsável.

A pesagem deve ser feita na frente do consumidor e a balança tem que estar nivelada e conter o selo de aprovação do INMETRO.

O alimento pré-embalado ou industrializado deve conter em sua embalagem a identificação do fabricante ou importador, prazo de validade, ingredientes, peso e origem, tudo em língua portuguesa.

Além desses cuidados, a ANERJ recomenda prestar atenção no aspecto do alimento, dentro da embalagem, e na sua rotulagem: valor energético, selos e procedências.

Essa festa, que acontece no inverno, é cheia de componentes que vão desde a música até a farta oferta de alimentos mais energéticos que, ao lado da fogueira, ajudam a aquecer nas noites frias mantendo os participantes nutridos e aquecidos.

As Doutoras Claudia e Vânia ressaltam a importância de observar se o alimento comprado possui gorduras “saturadas” e “trans”, pois, na maioria das vezes, esse componente está “disfarçado” na quantidade da porção, mas está descrito nos ingredientes. Essa observação é válida também para a presença de outros elementos que nem sempre imaginamos fazer parte daquele produto que estamos consumindo, por exemplo:

Uma Paçoca no mercado

Informação Nutricional

Porção de 22g

Quantidade por porção %VD*
Valor Energético 107 Kcal 5
Carboidratos 12g 4
Proteínas 2,9g 4
Gorduras Totais 5,3g 10
Gorduras Saturadas 1,0g 5
Gorduras Trans 0,0g **
Fibra Alimentar 0,0g 0
Sódio 26mg 1

(*) Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.000 calorias.

Ingredientes:

Amendoim, açúcar, fécula de mandioca, sal e farinha de mandioca. NÃO CONTÉM GLÚTEN
Você imaginaria que na paçoca leva fécula de mandioca e farinha de mandioca?
Isso só é descrito nos ingredientes.
E que o consumo de 1 unidade (22g) fornece 10% de toda a gordura recomendada para o consumo diário?
Logo é um alimento que deve ser consumido com moderação, durante a festa evite consumir mais que 1 unidade.
Em relação aos alimentos quentes, as especialistas recomendam que estejam realmente quentes, uma dica é observar se tem liberação de fumaça ao abrir a tampa. Outro ponto importante é que os alimentos podem estar expostos, mas devem estar sempre tampados.

Cabe lembrar que Filó, rendinhas e panos de pratos não servem como tampa para proteção dos alimentos, quando pretendemos protege-los devemos utilizar filme plástico ou recipientes fechados como panelas, vasilhas de vidro ou de plástico com tampa própria.

O descartável mais indicado para acondicionar comidas quentes é o de isopor, pois não promove a transferência de substâncias tóxicas (existentes nos recipientes de plásticos) para o alimento.

O fator nutritivo desses alimentos e possíveis riscos à saúde.

As datas comemorativas e tradicionais devem ser aproveitadas em sua plenitude, logo devemos usufruir de tudo o que elas oferecem com sabedoria e para isso, as Doutoras Claudia e Vânia sugerem um cardápio de consumo individual, chamando a atenção dos benefícios dos nutrientes das comidas típicas e dos possíveis riscos à saúde. O valor calórico de cada refeição citada não será muito alto, em média o equivalente a uma grande refeição (500 a 770Kcal) por tanto poderá substituir um jantar.

1ª. Sugestão:

• Milho cozido
• Cuscuz de tapioca
• 1 porção de Caldo verde
• 1 pedaço de Bolo de aipim
• 1 cocada
• Água / Água de coco / Mate / Sucos naturais

O milho cozido é um bom alimento, pois é rico em carotenóides, ou seja, ajuda a manter a visão saudável. Deve ser consumido com pouco sal, pois esse nutriente é contra-indicado, pela quantidade de sódio em sua composição, podendo aumentar a retenção de líquidos e a elevação da pressão arterial. Pode ser evitado o uso da margarina ou manteiga sobre ele, em função da quantidade de gordura saturada que podemos ingerir ao dia, não se esqueça que a festa está só começando. É importante lembrar que comemos o alimento porque gostamos do seu sabor, logo, milho cozido com um pouco de sal, continua com gosto de milho e não com gosto de sal ou de margarina/manteiga!

O Cuscuz de tapioca é composto basicamente de tapioca, coco, leite de coco, leite de vaca integral (ou água quente) e açúcar. A tapioca é derivada da mandioca e a goma desidratada tem baixa caloria. O leite de coco e o coco possuem boa qualidade de gordura apesar de ser saturada, fazem parte da composição da membrana das nossas células. Usar a água no lugar do leite de vaca torna o cuscuz mais tradicional e não altera o sabor, mas mantém o valor nutritivo. O açúcar deve ser usado com moderação. Lembre que a adição de leite condensado e outros complementos comprometem a qualidade nutricional do alimento tornando -o mais calórico e menos nutritivo.

O caldo verde é uma sopa composta de batata inglesa, couve, e carnes salgadas e embutidos regada no azeite (extra-virgem, preferencialmente). Infelizmente as carnes salgadas de forma industrial, bem como os embutidos possuem na sua composição sais de nitrato e nitrito que são elementos prejudiciais a saúde (cancerígenos). Para minimizar a ação desses sais (nitrito e nitrato) devemos colocar a couve cortada no momento de servir para que ela mantenha as suas propriedades anti-cancerígena, permitindo assim uma melhor biodisponibilidade dos nutrientes. A batata é um tubérculo rico em amidos o seu consumo deve ser moderado, no entanto precisamos desta fonte energética. A utilização do azeite extra-virgem nos fornece gordura de boa qualidade.

O Bolo de aipim é composto de aipim cru moído com ovos, leite (ou água) e açúcar. Tem fibras e amidos, hoje já sabemos que os ovos não são os únicos responsáveis pelo aumento do colesterol, ao contrário, quando consumidos com moderação fornecem outros nutrientes importantes para o nosso bem estar, como a colina, que mantém a nossa saúde mental. Tradicionalmente usava-se água em vez de leite.

A Cocada é composta de coco, açúcar e água. Como já vimos o problema está na quantidade de açúcar presente nesse alimento que deve ser grande para que sua consistência seja atingida.

A sugestão de água e água de coco não é preciso comentar os benefícios, pois já são por demais conhecidos. Já o mate e o suco natural entram como opção ao uso do refrigerante que não trazem benefício algum.

Para quem não dispensa um cachorro quente, as especialista recomendam um pouco de cautela, pois a salsicha é, geralmente, produzida com carne crua, gordura animal, especiarias entre outros. Em sua formulação também podemos encontrar sais de nitrato e nitrito. Pesquisas demonstram que a freqüência de consumo desses sais pode ser prejudicial à saúde. O risco aumenta quando compramos salsicha fabricada sem fiscalização. Os produtos cárneos devem possuir selo de inspeção estadual ou federal para comercialização.

A recomendação em relação à salsicha aplica-se em dobro para o salsichão. Ao consumir esse produto tente evitar a utilização da farinha que normalmente fica exposta e é comum a muitas pessoas.

Aos apaixonados pela canjiquinha, sopa feita de grãos de milho secos e miúdos com carnes salgadas, pouco encontrada fora dessas festas, podem aproveitar os benefício do milho, mas devem ficar atentos as carnes salgadas pelo motivos que citados acima.

O pé-de-moleque, paçoca e outros derivados do amendoim devemos tomar cuidado com a aflatoxina, resultado da reprodução do fungo Aspegillus flavus, que é uma substância tóxica e teratogênica (por isso devemos desaconselhar grávidas de consumirem esse alimento). Hoje os processos de industrialização deste alimento tendem a diminuir ao máximo a possibilidade da existência desse fungo.

Em relação às bebidas a ANERJ listou lgumas dicas importantes para nortear suas escolhas:

• Caipirinhas de fruta – Cuidado!!! Por serem doces demais, há uma tendência a não ser percebido o consumo exagerado, mas são alcoólicas.

• Quentão – Bebida com gengibre, canela, cravo, cachaça, mel. Bebidas alcoólicas não são recomendadas, mas se consumir use o bom senso.

• Refrigerante – Essa é uma boa oportunidade de não consumi-los, afinal não é uma festa típica? Refrigerantes Light e Diet então são muito piores, pois possuem os edulcorantes que não têm calorias, mas, no entanto gastam nutrientes preciosos do nosso metabolismo para serem retirados do nosso corpo, pois também não são aproveitados para nada. Afinal o que se ganha ao se consumir uma bebida que não tem nada de nutritivo?

• Cerveja – Cuidado com o álcool.

• Águas aromatizadas – Não existe nada pior, as crianças são as mais prejudicadas, pois não podem consumir nenhum edulcorante – adoçante (salvo em caso de diabetes, que também questionamos!) e vemos os pais comprando achando que é “melhor” do que o refrigerante.

O objetivo dessas informações é ajudar a todos os consumidores a fazer melhores escolhas para seu cardápio junino e não deixar de aproveitar as comidas maravilhosas oferecidas nessas festas. O mais importante é fazer uso da moderação, não precisamos adicionar o leite condensado em tudo que for servido, comer os 5 tipos de cocada que estão oferecendo, nem beber 3 caipifrutas com cachaça ou vodka sem nenhuma procedência, ainda mais adicionando umas gotas de adoçante para ficar “light”.

As Doutoras Claudia e Vânia lembram que tudo que consumimos o nosso corpo entende que tenha alguma utilidade e vai tentar usar ou guardar, por isso, hoje, temos tanta preocupação com a qualidade do que consumimos, muito mais que com a quantidade, pois à medida que entendemos como é importante cuidar do corpo e preservar a mente, vamos percebendo como podemos ter qualidade de vida.

Sem culpa, com moderação e bom senso podemos ter uma boa Festa Junina!!!

Fonte: Dra. Claudia Coelho Falcão e Dra. Vânia Soares Barberan – Associação de Nutrição do Estado de Rio de Janeiro- ANERJ


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tendência - Meia-calça nelas!


Feminina, delicada, estilosa e quentinha. A meia-calça já perdura há anos nos looks das mulheres e no que depender das inovações, devem permanecer ainda muito tempo. As marcas nacionais e internacionais têm investido cada vez mais para diferenciar suas peças – coloridas, rendadas, estampadas – o que não faltam são boas opções para dar um up no visual.

A TriFil trouxe para esta estação modelos estampados, com listras, póas, rendas e xadrez e também investiu nas cores, que ficam bem com short e mínis, vestidos e alegram a produção.


As rendas também foram inspiração para a Lupo. É a primeira vez que a marca lança meias com esse tipo de textura. A coleção, importada da Itália, é composta por quatro modelos, três deles com motivos florais. As cores variam por tamanho.



Já a Scala atendeu ao pedido das clássicas que gostariam de incrementar o visual, mas sem risco de errar, e trouxe cores bem invernais como o marrom e o berinjela. A marca também tem uma versão interessante no mescla, que é fosca.

Não importa se mais grossa (como as de fio 80), ou mais fina e transparente (que voltam às ruas!), a meia-calça já deu as caras nos looks de fashionistas around the world, e claro que logo, logo vai está por aí nas pernas das brasileiras. Lembrando que além das estampadas, transparentes, coloridas e rendadas, as claras também prometem ser must have da estação.

Fonte: Leila Doin – As Dondocas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sal - Aprenda a diminuir o consumo

Reduzir o consumo de sal protege o coração, afasta a obesidade, garante uma vida mais longa. Sem falar que o estômago e os pulmões ficam bem longe de encrencas.


Talvez o cloreto de sódio, seu nome de batismo, nem merecesse a má fama que carrega se não fossem as pitadas além da conta. É difícil negar que ele é um excelente conservante de alimentos e que realça o sabor das preparações como poucos ingredientes, mas o exagero tem trazido problemas que vão desde o aumento da pressão arterial até a asma.

Os inúmero males que o produto pode causar à saúde levou a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a incluir o sal entre as substâncias que precisam ser reduzidas na alimentação. “Ele aparece junto do açúcar, da gordura saturada e da trans”. A má notícia é que, infelizmente, nós, brasileiros, gostamos muito de exceder no tempero. Enquanto a recomendação da OMS é limitar o consumo entre 5 e 6 gramas por dia, por aqui alcançamos, fácil, fácil, 12 gramas, ou seja, o dobro.

Cabe esclarecer que sal não é sinônimo de sódio, seis gramas de sal equivalem a 2,4 g de sódio. Mas, segundo pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, publicada em março de 2009, na “Revista de Saúde Pública”, o consumo de sódio pela população brasileira está duas vezes e meia acima do limite preconizado pela OMS. Os pesquisadores apontam que a quantidade diária de sódio disponível para consumo é de 4,5 g por pessoa, sendo que a ingestão máxima recomendada pela OMS é de 2 g.

O estudo revelou que, diferentemente de países desenvolvidos, em que a principal fonte de sódio é proveniente dos alimentos industrializados, na mesa dos brasileiros é o tempero adicionado à comida, o que inclui o sal de cozinha propriamente dito e condimentos feitos à base de sal, que correspondem a 76% de todo o sódio consumido.

Sal, pulmão e coração

Pitadas e mais pitadas de sal são capazes de disparar crises de asma, segundo um estudo publicado no periódico inglês International Journal of Clinical Practice. O excesso de sódio favorece o bronco espasmo, que é quando fica difícil respirar.

Outro trabalho foi publicado na revista científica inglesa British Medical Journal. Assinado por americanos da Universidade Harvard, assegura que a redução do tempero é capaz de proteger o coração mesmo dos que não são hipertensos. Para chegar a essa conclusão eles acompanharam 2,4 mil indivíduos durante 15 anos. No início seu consumo médio de sal girava em torno de 10 gramas diários. Ao longo do tempo, como todos foram devidamente orientados, essa ingestão caiu para 6 gramas em média — e a incidência de problemas cardiovasculares também declinou. Daí a dedução dos pesquisadores: conter o consumo de sal garante uma proteção 25% maior ao peito. Quando há muito sódio na circulação, a passagem do sangue sempre fica dificultada, havendo uma sobrecarga do músculo cardíaco.

Como diminuir o sal

Diminuir o consumo de sal pode ser meio difícil no começo. O melhor é uma redução gradual para adaptação. Nas primeiras garfadas menos salgadas, talvez ache um pouco sem graça, porque as papilas gustativas precisam de um tempo para se ajustar à menor quantidade de sódio. É preciso ter paciência, porque essa adaptação pode levar até três meses.

É bom estar alerta também em relação aos doces, pois quem tem hipertensão deve evitar produtos adoçados com ciclamato de sódio. Assim como o sal, esse adoçante tem sódio, que afeta a pressão.


Substitua o sal

No lugar do sal bote ervas e hortaliças. Elas ajudam seu paladar a enfrentar a fase de adaptação à comida menos salgada.

Alho e cebola

A dupla está lotada de substâncias protetoras das artérias. Mas não vale comprar aqueles potes de tempero que têm sódio na formulação. Prefira os isentos da substância ou esses vegetais in natura.

Limão

Espremer limão na salada é uma forma de acrescentar mais vitamina C no dia-a-dia. A adstringência do fruto ainda ajuda a espantar a vontade de comer sal.

Ervas

Elas têm em sua composição poderosas substâncias que contribuem para o bom funcionamento de todo o organismo. Bote o alecrim nas carnes, a cebolinha no arroz, o coentro na salada, o manjericão nas massas e não se esqueça da pimenta. Abuse da imaginação!

Antes de jogar punhados e punhados de sal na panela, leve em conta que os alimentos in natura já carregam uma pequena quantidade de sódio. Em relação aos alimentos industrializados, fique atento na hora de ler o rótulo dos alimentos: eles trazem a quantidade de sódio, e não de sal, que eles contêm.

Ninguém vai querer que sua vida se torne insossa, mas quanto mais você conseguir economizar nas pitadas, melhor, mesmo que você não tenha nenhuma complicação de pressão arterial. A ciência não pára de mostrar a relação dos excessos de sódio com problemas de saúde e por isso todo cuidado é necessário. Preserve sua saúde consumindo menos sal.

Fontes : Folha UOL / Abil- Saúde / Terra - Saúde

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Explicação falta de kits Programa Fidelidade Premiada 1º ciclo



Maquiagem fora da validade é um perigo

A data de validade estampada no rótulo do cosmético indica se já passou da hora de jogá-lo no lixo, sem dó nem piedade. Mas você passa por cima disso. Ou por nem sequer notar que o prazo já se foi ou por puro descaso mesmo diz a si mesma, diante do espelho, que aquela sombra custou os olhos da cara, que a cor do batom vencido é linda e que ainda resta quase metade daquela base. Errado, erradíssimo.


Uma pesquisa realizada por especialistas com 2,5 mil britânicas acima de 16 anos constatou que nove entre dez mulheres usam maquiagem fora da validade.

O (mau) costume é arriscado. O contato do produto com ar, pele e mucosas favorece sua contaminação por bactérias e fungos. É por isso que todas as fórmulas contêm substâncias conservantes.

Mas a quantidade desses ingredientes só garante a integridade do produto até certo limite de tempo. Ou seja, depois disso o caminho está livre para os microorganismos fazerem a festa no batom, no rímel, na base. O resultado são alergias e infecções, como o sapinho e a conjuntivite. Se houver lesão na pele, como uma espinha, o problema provocado por um cosmético vencido pode ser ainda mais grave.

Não apenas o desrespeito à data-limite impressa na embalagem pode ser prejudicial. O uso inadequado do produto também.
É o caso do lápis aplicado repetidamente dentro da pálpebra um capricho que pode custar caro. Isso altera o pH da lágrima e compromete sua função, que é proteger os olhos. E aí as infecções podem surgir com enorme facilidade.

Vai dizer, que você nunca cometeu o pecado de compartilhar o rímel, o batom ou o lápis com suas amigas?

E esse troca-troca facilita o trânsito dos microorganismos. O herpes muitas vezes é transmitido pelo batom. E não pense que emprestar a maquiagem apenas para quem não apresenta feridas suspeitas na boca é mais seguro. O vírus pode estar escondido sem apresentar sintomas.

O rímel, por sua vez, pode carregar na escovinha o microorganismo que provoca a conjuntivite. Na hora de remover o cosmético também é preciso ter cuidado. Use apenas produtos demaquilantes num pedaço de algodão, mas sem esfregar a pele. E nas pálpebras o cuidado deve ser redobrado. Os movimentos têm que ser feitos de fora para dentro, em direção ao nariz. Do contrário, as impurezas penetram nos olhos. E aí, outra vez, há o risco de acabar com aquele olhar bonito.



FONTE: Brazilian Voice

segunda-feira, 21 de junho de 2010

VAMOS AJUDAR?


O INCA - Instituto Nacional do Câncer – está precisando de doadores de sangue.





O banco de sangue está quase vazio e o Hospital enfrenta dificuldades, até para marcar cirurgias, muitas vezes, precisando recorrer a outros bancos de sangue da cidade, que também passam pela mesma dificuldade: falta de doadores.
A transfusão de sangue para pessoas com câncer é muito importante.
Sem ela, muitos pacientes não conseguiriam sobreviver aos tratamentos que envolvem drogas pesadas.
Para doar, basta chegar à portaria do Hospital com sua carteira de identidade ou qualquer documento similar, apresentando- se como doador.



DOAR SANGUE – não emagrece nem afina o sangue
DOAR SANGUE – não engorda nem engrossa o sangue
DOAR SANGUE – não vicia



O sangue doado é rapidamente reposto pelo organismo.

O INCA está precisando de sua ajuda.

Endereço: Praça da Cruz Vermelha, Centro – Rio de Janeiro.



sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pello Menos Franchising na feira ABF - SP


De 09 de junho a 12 de junho de 2010 aconteceu em São Paulo a ABF Franchising Expo 2010, um dos mais importantes eventos do setor de franquias.

Uma das maiores feiras da América Latina, esta 19ª edição foi a maior já realizada até hoje, com a presença de 320 expositores e co-expositores em 23 mil metros quadrados no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte.

O mercado de franquias movimenta cada vez mais dinheiro ao redor do mundo. No ano passado, o setor cresceu 14,7% e faturou R$ 63 bilhões. A expectativa é que em 2010 o crescimento ultrapasse os 15%.

De acordo com seus organizadores, em sua última edição, a Franchising Expo recebeu 39 mil visitantes e gerou R$ 30 milhões em negócios. A expectativa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) para este ano é gerar R$ 99 milhões.

Mais uma vez o Pello Menos Franchising se destaca e participa da feira como pioneira e única empresa do setor de saúde e beleza especializada em depilação tradicional a oferecer sua franquia através do conceito chave na mão. A marca conseguiu atrair muitos interessados e mais uma vez saiu na frente.




Fonte: Expansão Pello Menos Franchising

Franquia - Os cinco maiores erros dos franqueados


Para a maioria das pessoas, inaugurar uma nova franquia é realizar um sonho. Mas, para muitos franqueados, este sonho pode ser um caso à parte – suas franquias acabam tendo enorme dificuldade para iniciar e se firmarem, o que poderia ser evitado se algumas questões comuns fossem consideradas.

Estão aqui cinco erros mais comuns cometidos por franqueados que invariavelmente levam ao fechamento da franquia:

1- CAIXA PEQUENO

O maior desafio de muitos franqueados é dinheiro – eles não possuem o capital necessário. Parece utópico, mas a recomendação é que o candidato á sua franquia tenha pelo menos três vezes o valor necessário para iniciar o negócio, especialmente para se proteger dos períodos de queda do negócio.

Paulo Bauer trabalhava como executivo em um banco: “eu não me sentia bem, acabei me demitindo”.

Reconhecendo que não tinha a menor idéia de como ser proprietário de um negócio independente, Paulo decidiu por uma franquia na área de alimentação e escolheu um negócio de muito sucesso. Paulo tinha apenas parte do capital para o investimento inicial e precisou financiar equipamentos, mas inaugurou a franquia totalmente descapitalizado. Isto provocou sérios problemas de caixa que exigia valores adicionais para o pagamento de fornecedores, pessoal, insumos da operação, aluguel, impostos e o financiamento de equipamentos. Logo as dificuldades apareceram e Paulo foi forçado a abandonar o negócio pouco antes de completar dois anos.

Paulo ficou arrasado: “A decisão mais dura de todas foi terminar com o meu sonho”.

2- SUBESTIMANDO A IMPORTÂNCIA DAS VENDAS

Muitos franqueados novos, já desde o primeiro dia de operação da franquia, delegam a função de vendas do negócio. Carlos Augusto, franqueado de uma locadora de carros já na festa de inauguração afirmou: “…essa é uma batata quente que passo para o meu gerente que tem muita experiência em vendas e atendimento ao público”.

Subestimar a importância das vendas é um erro comum para muitos franqueados que iniciam o novo negócio. É exatamente no começo que a maior atenção deve ser dada a vendas que pagam as despesas e recuperam o investimento. Não importa o tamanho do negócio, cada franqueado deve dedicar-se as vendas para certificar-se de que o negócio está realmente acontecendo.

Como disse Carlos Augusto depois do negócio fechado: “..de nada vale ter a melhor idéia do mundo se você não puder vendê-la”.

3- SUCESSO ANTES DO TRABALHO

Cláudio investiu em uma franquia de cosméticos e tinha a certeza de que o sucesso do empreendimento estaria garantido: “….continuei com todas as minhas outras atividades e só passava nos finais de semana para dar uma olhadinha no caixa”.

Para muitos novos franqueados investir numa franquia é a garantia de sucesso imediato e em muitos casos há a percepção de que o negócio vai andar sozinho. Como Cláudio afirmava:”…achei que como tinha comprado uma franquia, até o sucesso estaria formatado e totalmente pronto, não tinha como dar errado, mas deu!”.

É apenas no dicionário que “sucesso” vem antes de “trabalho” e subestimar o envolvimento e o trabalho exigido do franqueado no dia-a-dia do negócio é sempre um erro capital.

4- MUDANDO O NEGÓCIO

Muitos novos franqueados utilizam sua experiência anterior como forma de selecionar a franquia. Já bem antes da inauguração, esta experiência é utilizada para questionar as orientações do franqueador que começa na escolha do ponto, no projeto de arquitetura e até no programa de treinamento: Augusto, ex-franqueado de uma cafeteria com longa experiência em negócios de café logo afirmou:

“…nem participei do treinamento, na verdade eu já sabia tudo e seria uma enorme perda de tempo.”

Depois de inaugurar o negócio, os franqueados com experiência anterior passam uma boa parte do tempo questionando a operação do negócio, especialmente com relação ao mix de produtos e serviços do negócio. O franqueado experiente logo altera várias características, especialmente aquelas que envolvem a operação e fornecedores e muito rapidamente o negócio acaba fechando.

Depois de fechar sua franquia, amargando um enorme prejuízo financeiro e pessoal, afirma: “…..eu sabia tudo de café, mas nada de cafeterias, foi um desastre!.”

5- LOCALIZAÇÃO INADEQUADA

Localização inadequada continua sendo mortal para qualquer negócio, especialmente para franquias, onde o investimento nas instalações geralmente é bem maior, exigindo mercado qualificado que possa gerar vendas e retorno do capital.

Mônica ficou encantada com o novo shopping que estava sendo inaugurado em sua cidade: “..o corretor me convenceu do empreendimento. O folheto era maravilhoso, com um estudo de mercado fantástico, definindo até quantidade de consumidores e a área de influência de todo o shopping. Depois me mostrou todas as marcas famosas que já estavam com todos os pontos alugados e como eram todas franquias não tive dúvidas, assinei o contrato, paguei as luvas e parti para achar uma franquia.”

Local inadequado é aquele que não gera consumidores suficientes para o negócio dar certo. Quando isto acontece, a primeira reação do franqueado é questionar o mix de produtos e serviços que invariavelmente é considerado errado para aquele local. Na verdade, o mix está correto, mas o mercado localizado está errado. Mas, infelizmente, o investimento foi realizado e a franquia já foi inaugurada.

A primeira reação de Mônica frente ao baixo faturamento do negócio foi pressionar o franqueador para mudar os produtos e a segunda foi que ela mesma mudou: adicionou comida por quilo durante o almoço daquela famosa pizzaria. Muito rapidamente, a franquia de fast-food foi descaracterizada e ela foi obrigada a fechar o negócio:

“….logo percebi que todas aquelas franquias que estavam na planta de comercialização do shopping não sobreviveram e eu estava apenas ajudando o empreendimento a maturar, mas totalmente quebrada”.




Fonte: Rizzo Franchising

Afinal, o que motiva as pessoas?


No dia a dia, atuando como consultor ou educador corporativo, sempre vem uma questão sobre “motivação” que é a preocupação da maioria de diretores, gerentes e gestores de pessoas, principalmente de equipes de vendas, dado que aparentemente os especialistas divergem sobre o que motiva as pessoas?

Palestrantes ilustrem chegam a afirmar que todo dia é dia de motivar alguém, pois a consideram tão essencial como tomar banho e se alimentar. Portanto defendem que todo dia haja algum agito. Ok, faz algum sentido.

Outros já entendem que nada motiva mais um funcionário do que ele sentir-se preparado para as tarefas que deve realizar. Ok, também concordo que um funcionário treinado tende a realizar suas tarefas com mais eficácia e se sente recompensado.

Há os mais radicais que afirmam que ninguém motiva ninguém. O que existe é a auto motivação. Parece que esta é a opinião dos especialistas na alma humana. É a ciência quem dita esta conduta.

E se juntarmos estas 3 opiniões? Acho bem válido e acabamos com esta discussão que parece infindável e sem acordo entre as partes. Vejamos: é bom sim sermos todos os dias estimulados. Não precisa ser uma premiação, mas basta uma palavra amável do chefe, ou a presença sorridente dele no ambiente da equipe. Para os que trabalham externo, um telefonema ainda emociona e estimula. É um tremendo gás. Um bom treinamento que corrige falhas e mostra caminhos não é bom. É Óooootimo. E o que fazer com a auto motivação? Cada gestor precisa trabalhar individualmente cada pessoa, respeitando suas crenças e valores, incentivando-a a enxergar oportunidades onde tudo está obscuro. Parem de tratar seus funcionários como uma multidão.

Neste começo de Junho, você quer que sua equipe saia “ bombando”? Que tal um bom plano de incentivo? Veja as dicas abaixo.

1. As metas devem ser ousadas, mas alcançáveis.
2. Todos podem ganhar. Não premie só os 3 primeiros colocados. Estabeleça metas individuais, pois pode ocorrer que alguns dos seus vendedores se superem, mas ainda não consigam chegar entre os primeiros.
3. Agora não é hora de mexer na carteira de clientes dos vendedores. Eles “ralaram” o ano todo e agora vem a recompensa.
4. Defina claramente os critérios de pontuação e verifique se todos entenderam.
5. Defina também os critérios de punição, caso ocorra tentativa de burlar as vendas, como pedidos cancelados e outras artimanhas.
6. E se este plano funcionar, as demais áreas da empresa estão preparadas? Que tal uma meta global que se for alcançada, todos da empresa ganham um bônus?
7. Premie o destaque, aquele que pode ser chamado de “o cara”. Pode até não ser da equipe de vendedores.
8. Faça da cerimônia de premiação uma celebração. Tem que ser algo marcante na vida da empresa e dos ganhadores.
9. Analise os resultados dos mais fracos (pessoas e áreas) e faça o que tiver que ser feito, começando por requalificá-los com um adequado treinamento.
10. Seja justo e generoso, pois assim todos sentirão orgulho da empresa onde trabalham.


Por: José Teófilo Neto – Conexão Mercado

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dez lições do futebol para o rendimento das equipes


Já que o assunto agora é futebol, nada mais pertinente que o artigo As 11 Atitudes de um Time Campeão, no Futebol ou na sua Empresa, de César Souza, criador do Blog do Líder da revista Época Negócios. É um desafio comum aos empreendedores em ação construir um uma equipe, ou melhor, um time de alta performance. Para Souza, a competência de um líder também se mede pelas pessoas que o cercam.

Algumas iniciativas fazem diferença no resultado do trabalho da equipe. Escolher cuidadosamente os jogadores do time, por exemplo, é uma delas. Vale a pena perder mais tempo nessa etapa do processo para não se arrepender mais tarde quando os problemas começarem a aparecer. A escolha certa vai se relfletir na coesão e na força da equipe.

Paralelo

Fazendo um paralelo com as escolhas de Dunga para a seleção brasileira de 2010, Souza define as 10 características dos times vencedores que podem ser transportadas para a realidade das pequenas empresas. Veja a seguir.

1 ) Clareza sobre o gol, o objetivo

2 ) Conhecimento do mercado/campo de atuação

3 ) Capacidade de cuidar do todo, não só da parte

4 ) Inovação

5 ) Foco

6 ) Iniciativa

7 ) Perseverança

8 ) Humildade

9 ) Fazer mais que o combinado e superar obstáculos

10 ) Paixão



Texto: Debora Carrari - Blog da Caixa



quarta-feira, 16 de junho de 2010

Falta de educação de funcionários gera grande prejuízo

Uma pesquisa norte americana revelou que a falta de educação de funcionários gera um prejuízo anual de 300 bilhões de dólares às empresas. São e-mails que não são respondidos, são péssimos atendimentos telefônicos, pessoas mandando mensagens pelos celulares durante as reuniões e por aí vai....


Aqui no Brasil não é muito diferente disso. É impressionante, se observarmos as empresas mais profundamente, que coisas assim aconteçam reiteradamente e ninguém atue para extinguir este problema. Chefes e supervisão, dizem muitas vezes, que isto é uma questão de educação que a pessoa não teve..e realmente é, mas isso não significa que comportamentos desatenciosos, mau educados, desrespeitosos no ambiente de trabalho, entre colegas e até mesmo com clientes devam ser tolerados e permitidos.

Os " incivilizados" não devem ter vez nas organizações. Ainda mais nos dias de hoje, com tanta concorrência e tanta oferta no mercado é justamente um atendimento diferenciado, uma atenção a mais, uma melhoria na produtividade interna, o que faz a diferença e tornam as empresas líderes.

Permitir ou fingir que não percebe que seu pessoal age de forma malcriada, debochada e pouco comprometida é o caminho para o fracasso.

Se na sua empresa existem pessoas assim e você ocupa um cargo de liderança é preciso tomar uma atitude. Identificar o problema, conversar com a pessoa a respeito, mostrar o que deve ser melhorado e dar uma chance de melhoria... mas se não acontecer essa melhoria.. o que deve ser feito é a dispensa. Não exite em dispensar quem não sabe se comportar porque isso denigre a imagem da empresa e compromete o trabalho de toda uma equipe, um grupo e da própria organização.


Fonte: texto de Simone Castilho

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Você é comprometido com suas decisões?

Atualmente, profissionais comprometidos passam a ser destaque, diante de pessoas que não valorizam o planejamento, o processo de aprendizagem e a determinação nas decisões. Nesse sentido, o comprometimento é um desafio que representa expressivo diferencial competitivo, na busca por melhores resultados para a superação de metas e valorização do conhecimento humano. E como está o grau de seu comprometimento? Como ser comprometido com as decisões, se há insegurança em aceitar as mudanças? Como ser comprometido, se o medo é maior que a ação? Observe a seguir, que o comprometimento não acontece em um passe de mágica, mas exige de você, a vontade de acreditar no seu potencial.

Você aceita as mudanças como uma oportunidade? Em decorrência do comodismo, estabilidade ou insegurança, o desafio de aceitar uma mudança gera conflitos e uma sensação de desconforto. Quantas pessoas você conhece que reclamam constantemente da empresa que trabalham? Você conhece pessoas que reclamam diariamente que são infelizes no casamento? Quantas pessoas você conhece que abandonam as decisões, por insegurança de aceitar uma mudança como oportunidade? O que essas pessoas fazem na prática? Simplesmente reclamam e não praticam nenhuma mudança. Há pessoas que reclamam da empresa, mas não são capazes de ficar uma hora a mais para concluir uma atividade. Também existem aquelas que querem ser as primeiras colocadas, mas quando a empresa convida para um treinamento, dizem que no dia a dia, o ensinamento não funciona. Uma pessoa que somente reclama e não coloca em prática uma mudança, está contaminada com um vírus, chamado comodismo.

Você acredita que toda ação tem uma reação? Cheguei a um posto de combustível. Ao descer do veículo, observei o frentista com uma aparência triste e com uma fisionomia de desânimo. Em uma rápida abordagem, constatei total despreparo e desqualificação. Quando perguntei sobre o preço da gasolina, esse funcionário do posto respondeu que ali era o preço mais caro da cidade. E qual o propósito desse funcionário? A resposta é levar, em um curto espaço de tempo, a empresa à falência. Você concorda comigo? Imagine se a ação desse funcionário é praticada diariamente, durante o expediente de trabalho com outros clientes? Quero que você faça uma reflexão sobre a história que acabo de relatar. Note que, para esse posto de combustível, passo a ser um consumidor que não voltará mais. E quantos clientes vão fazer o mesmo? Na sua empresa, como está o comprometimento de seus funcionários com sua decisão de encantar os clientes? As pessoas que fazem parte da sua equipe acreditam que toda ação oferece uma reação?

Quando sou convidado para apresentar palestra sobre o tema comprometimento, gosto de realizar a reflexão de que um colaborador, indiferente da sua área de atuação, precisa vestir, transpirar e defender a camisa da organização. Acima de tudo, ele precisa acreditar que suas determinações vão resultar no encontro da satisfação com o fazer bem feito. Estar comprometido com suas decisões, exige esforço para sair do comodismo e aceitar cada mudança como uma oportunidade. Significa entender, que toda ação tem uma reação, que pode contribuir para a contínua construção da sua trajetória de sucesso profissional. Agora responda: Você está comprometido com suas decisões?



Por: Dalmir Sant’Anna – Conexão Mercado

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Momento Descontração: Relacionamento x Copa

Estamos em época de Copa do Mundo e tudo gira em torno desse fato.
Os homens, nessa época parecem robôs que vêem apenas jogadores, seleções, torcida, bola, juiz ladrão e carrinho por trás é expulsão.
Pensando nisso, seguem algumas dicas de como manter o seu relacionamento nessa época:



1. Durante a Copa, a televisão da sala é dele, 100% dele, isso, o tempo todo DELE. Sem exceção nem discussão. Não importa se for o último capítulo da novela das 8, onde Helena, a mocinha, comete suicídio introduzindo um ferro em brasa na boca. Ocupe o seu dia com outros afazeres, como por exemplo: FAZER COMPRAS COM O CARTÃO DE CRÉDITOS DA CONTA CONJUNTA.

2. De 11 de junho a 11 de julho você deverá ler a seção de esportes do jornal de modo a se manter a par do que se passa com respeito à Copa do Mundo, o que lhe permitirá participar das conversas do todo o lugar. O brasileiro adora falar de futebol. Caso não proceda desta maneira, você será olhada com maus olhos, ou mesmo ignorada por completo. E neste caso, não poderá reclamar por não receber nenhuma atenção, pois o jornal, a tv, o porteiro e até o papagaio da vizinha só falam de Copa.

3. Se você precisar passar em frente à TV durante um jogo, fique calma, respire fundo e escolha o momento que a bola sair de campo e corra feito o Usain Bolt.

4. Durante os jogos ele estará cego, surdo e mudo. Mas pode ocorrer dele solicitar uma cerveja, ou peça a você a gentileza de trazer algo para comer. Você tem 2 opções: fingir que o jogo está tão legal que despertou o seu interesse também e falar que no intervalo farão um lanchinho rápido para fingirem estar lá no Estádio assistindo o jogo, ou ir pegar.

5. É uma boa ideia manter pelo menos 2 caixas de cerveja na geladeira o tempo todo, assim como uma variedade de tira-gostos. Nunca se sabe se o bonitão vai chamar outros amigos para assistir os jogos em sua casa. Trate-os bem, deixe-os bem a vontade e... Lembra sobre fazer compras com o cartão da conta conjunta? Pegue o cartão dele agora.

6. Se a seleção pela qual o seu parceiro estiver torcendo resolver por uma infelicidade perder, NÃO DIGA coisas como "Ah, deixa isso pra lá, é só um jogo..." ou "Não se preocupe, eles vão ganhar da próxima vez..." . Lembre-se: Copa do Mundo só tem de 4 em 4 anos e nem todos os países participam de todas as edições, podem não se classificar para isso. E esse jogo, é o jogo de vida ou morte. Se disser coisas desse tipo, só o deixará com mais raiva e capaz de ele amá-la menos e resolver repensar a relação.

7. Você pode sentar-se para assistir ao jogo com ele. Poderá até falar com ele no intervalo entre o 1º e o 2º tempos e durante os comerciais. Frases de efeito durante o jogo também funcionam, tais como:

- POR QUE RAIOS O DUNGA CONVOCOU ESSE CARA?!
–ESSE JUIZ ESTÁ DE SACANAGEM.
– OLHA LÁ NA LATERAL SOZINHO, TOCA LÁ.
- O JULIO CESAR É O MELHOR MESMO.

8. Os repetecos dos gols são muito importantes. Não importa se ele já viu o gol ou não, ele quer ver novamente. Muitas vezes. De muitos ângulos. Ele fica na esperança de notar algum detalhe, idiota, para comentar com os amigos algo que só ele viu.

9. Não incomode a ele ou aos amigos perguntando sobre as regras do futebol. Olhe o jogo e finja que está entendendo. Pule e grite quando ele pular e gritar.

10. Avise suas amigas para no mês da Copa não darem à luz nenhum neném, ou mesmo promover qualquer festa de criança ou eventos de qualquer natureza que exijam a presença dele.

a) Ele não vai
b) Ele não vai
c) Ele não vai

11. No entanto, se um amigo convidar para ir à casa dele num domingo para assistir um jogo, irão de imediato.

12. As resenhas, debates e programas esportivos da Copa que vão entrar no ar sempre que não tiver algum jogo para ver na TV são tão importantes quanto os jogos. Que nem lhe passe pela cabeça dizer coisas como "Mas você já viu isso tudo... porque não muda de canal?" Se disser algo assim, saiba que estará infringindo a regra nº 1...

13. E, finalizando, por favor, nada de expressões como "Graças a Deus só tem Copa do Mundo de quatro em quatro anos". Infelizmente após a Copa vêm a Liga dos Campeões, a Sub20, o campeonato italiano, o espanhol, o alemão, o brasileirão, o cariocão, o paulistão, o mineirão...



Bom, seguindo essas regras, fatalmente seu relacionamento resistirá a Copa!


Texto: Evelyn Casaca - Ass. de Marketing da rede Pello Menos

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Anúncio Revista Metrô - Junho

20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual


1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco..

4- mastigar os vegetais por mais tempo.

Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris.

Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- comer pizza. Mas escolha as de massa fininha.

O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente.

As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...

Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...
Leia um livro e memorize parágrafos.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes.

Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- rir..

Uma boa gargalhada é um 'mini-workout' , um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- não descascar com antecipação.

Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.
Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer..

14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando.

Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15- desfrutar de uma xícara de chá.

O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- ter um animal de estimação.

As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.

Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18- reorganizar a geladeira.

As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.

19- comer como um passarinho.

A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.
E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.



20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

- comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- pensar positivamente.
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.



Texto enviado por Rose Ribeiro - Gerente de contas da rede Pello Menos

quarta-feira, 9 de junho de 2010

REDE PELLO MENOS DE DEPILAÇÃO É DESTAQUE NA 19ª. EDIÇÃO DA ABF FRANCHISING.


Uma das franquias mais consolidadas do Brasil, o PELLO MENOS INSTITUTO DE DEPILAÇÃO, rede carioca de franquias de depilação fundada em 1996, vai participar da feira de franquias da ABF em São Paulo.

Reconhecida pelo seu cunho inovador a rede conta hoje com 40 unidades entre Rio de Janeiro e São Paulo e está focando sua expansão para a região sudeste priorizando todo o estado de São Paulo.

A rede carioca de depilação é reconhecida pela excelência na qualidade de seus serviços prestados o que já lhe rendeu vários prêmios nacionais e internacionais de Reconhecimento pela Qualidade de atendimento e serviços.

Prêmio Qualidade Brasil recebido no início deste ano.

Com um diferencial no atendimento ao público feminino a rede Pello Menos acumula um Record de atendimento mensal que chega ao patamar de 70.000 clientes/mês, número que torna a rede Pello Menos de franquias uma rede que atrai grandes investidores.

Para este segundo semestre a rede pretende captar interessados em investir nesta rede de franquias que oferece “Chave na mão” – o franqueado não tem nenhum trabalho para ter sua loja funcionando; “Cliente na porta” – pois a marca é forte, consolidada e oferece o melhor serviço da categoria, sendo objeto de desejo de muitas mulheres; e “lucro no bolso” – com a atuação do franqueado na administração da loja e dedicação exclusiva à marca que oferece o melhor serviço da categoria o franqueado só precisa colher os frutos.

Na feira da ABF os interessados poderão se integrar sobre a estrutura da rede e conhecer todos os diferenciais que a Franqueadora oferece.

Mais informações sobre a franquia, acesse www.pellomenos.com ou envie e-mail para franquia@pellomenos.com.br.





terça-feira, 8 de junho de 2010

Esmalte livre de bolinhas


Toda mulher sabe: não tem coisa pior do que estragar as unhas logo depois de fazê-las. Bater em algum lugar e lascar o esmalte recém aplicado é motivo para quase morrer de raiva.

Mas e quando a culpa não é nossa? Quando o mal são aquelas bolinhas que aparecem de um segundo para o outro, dando às unhas um aspecto de descuido?

Segundo Rosa Maria Alves da Silva, manicure do salão Vimax Art Hair Beauty, de São Paulo, essas bolinhas aparecem comumente em ambientes com excesso de ventilação ou calor. "Ambos podem originar bolinhas no esmalte, dando uma aparência grosseira", afirma.

Agora, e se você sempre evita lugares assim e, mesmo com todo o cuidado, as bolinhas insistem em aparecer? Talvez o problema esteja bem na palma da sua mão, literalmente.

Para Rosa Maria, uma parcela considerável de mulheres tem uma temperatura acima do comum nas mãos. Isso faz com que ela tenha maiores chances de ganhar uma aparência nada agradável nas unhas, após pintá-las. Se você se encaixa neste caso, Rosa dá a dica: "A manicure deve procurar resfriar a palma da mão da cliente com água fria", ensina.

Para o restante das mulheres, felizmente, existem alguns truques que podem ser feitos para evitar a ocorrência dessas borbulhas indesejadas. Segundo Julia Peixoto, manicure do Salão Pedro Paulo Cabeleireiros, do Rio de Janeiro, "em alguns casos, a base de cobertura intensificadora de secagem rápida pode ajudar, além de oferecer um acabamento mais elegante", conta. Já para Rosa, uma boa pedida é aplicar o finalizador extra brilho.

Cobertura brilhante Avon. Foto: divulgação.

Mesmo assim, o método mais eficaz é unânime: sempre lave as mãos com água bem gelada, antes de começar o processo de pintura. Seguindo essas dicas, você pode ter certeza de que sempre terá uma pintura homogênea e pronta para causar inveja em muita gente por aí.


Por: Tissiane Vicentin (MBPress)



segunda-feira, 7 de junho de 2010

Horário de Funcionamento nos dias de jogos do Brasil

Saiba o que fazer se você tem sono no trabalho

Sonolência piora rendimento e pode provocar acidentes.
Causas são dormir mal ou alguma doença. Confira dicas.

Apesar da má fama, cair no sono durante o trabalho é considerado normal por especialistas, desde que de forma esporádica. O que preocupa os médicos é quando a vontade de dormir no serviço aparece com frequência, sinal de noites mal dormidas ou até mesmo de um distúrbio que precisa ser tratado. Isso, ao contrário da "cochilada", não pode ser resolvido apenas com um alongamento ou com um gole de café.

Além do desconforto, trabalhar com sono tira o rendimento, pode levar a erros e até provocar acidentes, diz o médico do trabalho Alexandre Lourenço, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

“A grande maioria das pessoas com essa queixa [de sono no trabalho] tem privação crônica de sono. Por algum motivo em suas vidas elas se esqueceram da necessidade de dormir e passaram a ter um sono insuficiente”, afirma a especialista Márcia Pradella, do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Márcia explica que a duração mínima de sono necessária por dia varia de pessoa para pessoa, mas não deve ser menor do que seis ou sete horas. “É muito raro alguém só precisar dormir quatro ou cinco horas por noite”, diz.

Para saber se o repouso foi o ideal, basta levantar descansado e com disposição, diz ela. Já a duração máxima de descanso diário gira em torno de sete a oito horas e meia, afirmam os especialistas.

O neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, em São Paulo, afirma que, com a correria do dia a dia, os trabalhadores têm deixado o sono de lado. “As pessoas vão dormir cada vez mais tarde e continuam acordando cedo no dia seguinte”, diz.

É o caso do atendente Thiago da Silva, 23 anos, que trabalha à noite há um ano e meio e só consegue dormir cerca de três horas e meia por dia. A jornada de trabalho de SIlva é das 18h às 6h.

Ele afirma que vai para a cama às 10h e só consegue pegar no sono às 11h. "Quando deito sinto o corpo cansado, mas a mente continua trabalhando e demoro para conseguir dormir", conta.

Por volta das 14h30, o atendente acorda para tomar banho, almoçar, cuidar do filho de nove meses e ir para o trabalho. "Às vezes tenho sono no serviço, principalmente depois da folga [ele trabalha quatro dias e folga dois]. Nessas horas, levanto e bebo um copo de água para despertar", diz.

Segundo Yonekura, quem não consegue aumentar as horas diárias de sono, como Silva, pode aproveitar para tirar cochilos no ônibus, nos horários de estudo ou até mesmo após o almoço – 15 minutos já são o suficiente para repor as energias.

Sesta

Tem Empresas como a Apdata, em São Paulo, que oferecem sala de descanso com TV para funcionários relaxarem.
“Pescar” no trabalho uma vez ou outra, porém, é normal, dizem os médicos. Afinal de contas, não é todo o dia que dá para dormir tanto quanto o organismo precisa. O soninho depois do almoço também é comum, por conta da digestão.

Nesses casos, os especialistas indicam que o trabalhador levante, estique o corpo, tome um café e, se possível, tire um cochilinho de dez a quinze minutos antes de retornar ao serviço.

E para quem pensa que dormir no trabalho só acontece nos “sonhos”, há empresas que veem na soneca uma forma de aumentar o rendimento dos funcionários e oferecem espaços para o cochilo depois do almoço.

É o caso da Apdata, empresa do ramo de recursos humanos na cidade de São Paulo. A empresa possui, em um dos andares do seu prédio, uma sala de sonoterapia onde os trabalhadores podem dormir quando quiserem.

Luisa Nizoli, diretora executiva da empresa, diz que o período de maior movimento na sala da soneca é após o almoço, mas há usuários o dia todo. Ela diz que não há tempo limite para ficar na sala, mas os funcionários costumam tirar um soninho por no máximo 30 minutos.

Além de sala de sonoterapia, a empresa construiu também um salão de áudio e vídeo, sala de cromoterapia (tratamento relaxante por meio das cores), massoterapia (ambiente para massagens) e sala de estudo. A previsão é inaugurar, ainda neste ano, um espaço ao ar livre com pomar e redes.

Luisa revela que o ganho na produtividade dos funcionários foi de 60% após a inauguração dos espaços.

Sintomas

Quem não dorme bem acorda mal-humorado, com sonolência e sensação assemelhada à fadiga, dizem os médicos. “Muitas pessoas sentem esses desconfortos e não os associam ao sono. Eles pensam que estão anêmicos ou estressados com o trabalho”, diz Márcia.

Com o acúmulo de noites mal dormidas, surgem problemas como hipertensão, infartos, perda de memória e da capacidade cognitiva.

Isso porque o sono é responsável por restabelecer as energias perdidas durante o dia, descansar a mente e estimular a memória. “É durante o sono que gravamos as coisas que aprendemos durante o dia”, disse Yonekura.

Empresas

Toda empresa, obrigatoriamente, deve ter o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que estuda as condições de saúde dos funcionários, o que inclui verificar quadros de sonolência, explica o médico do trabalho Alexandre Lourenço, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

Segundo ele, funcionários que estão com o problema devem avisar a empresa sobre o quadro e, se necessário, passar por tratamento.

Lourenço afirma que empresas com mais de 500 funcionários devem ter um médico do trabalho interno. As menores precisam oferecer um profissional que preste serviços externos aos funcionários.

Doenças

Há doenças que provocam o sono diurno e outras que atrapalham o sono à noite, tais como a apneia do sono (distúrbio que provoca ronco e interrupções na respiração durante o sono), obesidade, insônia, narcolepsia (ataques de sono repentinos), hipersonolência idiopática (sono excessivo o tempo todo), entre outras.

Os obesos, segundo os especialistas, têm maior dificuldade para respirar durante à noite, o que atrapalha o sono. Roncar demais também atrapalha um bom sono, pois significa que a pessoa está fazendo muito esforço para respirar, diminuindo a qualidade do repouso.

Nesses casos, é importante procurar um médico para tratar a doença.

Fonte: G1

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mitos e Verdades populares

Você troca a lâmina pela cera de depilação para que os pelos não cresçam mais grossos? E foge da vitamina de manga com leite porque faz mal? Convidamos nove especialistas em saúde e beleza para esclarecer essas e outras questões polêmicas. Algumas delas estão no livro "Não engula o Chiclete - Mitos, Meias Verdades e Mentiras Descaradas sobre o Corpo e a Saúde" (Editora Martins Fontes, R$ 34,50), que traz 80 mitos populares reunidos pelos pediatras americanos Aaron Carroll e Rachel Vreeman.


Por aqui, o médico José Gobel, um dos presidentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo, também ouve várias histórias sobre crendices no consultório. "São coisas difíceis de explicar ou negar, pois vêm da cultura popular e familiar. É complicado explicar que não faz mal, mas também não faz bem, uma vez que não há explicações cientificas para ambas as respostas", diz ele.

Para a professora de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Maria Helena Villas Bôas, alguns mitos são mais perigosos que engraçados. "Algumas ideias passadas de geração em geração são pouco questionadas e ganham força por meio da nossa observação do cotidiano. Mas algumas afirmações, em geral as ligadas à saúde, são nocivas se levadas a sério", diz.

Cylmara Gargalak Aziz Silveira, gastroenterologista pediátrica do Hospital São Luiz; David Gomez, do Serviço de Queimaduras do Hospital das Clínicas; Flávio Aloe, neurofisiologista do Laboratório do Sono do Hospital das Clínicas; Monica Elias Jorge, nutricionista do Departamento de Nutrição da USP; Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia; José Roberto Filassi, chefe do Departamento de Mastologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e Jacob Faintuch, clínico geral do Hospital das Clínicas, completam o nosso time dos caçadores de mitos.

- Toranja queima gorduras?

A fruta, conhecida como grapefruit, ficou famosa por isso. Mas, segundo a Associação Dietética Americana, "nenhum alimento pode 'queimar' as calorias da comida". Ou seja: se você perde peso com a toranja, provavelmente é porque está deixando de comer outra coisa mais calórica.

- Após comer, espere duas horas para tomar banho e ir à piscina.

É uma bobagem, garante Gabel. "Quando a criança entra na piscina, tende a movimentar-se muito. É isso que pode causar um mal estar", diz ele, explicando que após a refeição o fluxo sanguíneo se concentra no aparelho digestivo e outras partes do corpo podem ficar menos favorecidas. No caso do banho, como não há movimentos bruscos, não há problema.

- Arrancar o primeiro fio de cabelo branco faz aparecer outros?

"Quando um primeiro fio branco aparece é o sinal de que o período desses fios nascerem chegou e nada será possível fazer para paralisar a fase", esclarece Barsanti. Se é mentira que arrancar o fio branco acelera o efeito grisalho, é verdade que o hábito é prejudicial. "Quando um fio de cabelo é arrancado à força, ele sai com a matriz do cabelo. Sem ela, o fio não voltará a crescer", completa.

- Chiclete engolido fica grudado no estômago por 7 anos?

É mito. O doce tem aromatizantes, adoçantes, corantes e amaciantes. "Todas estas substâncias impedem que as enzimas da saliva humana o dissolvam. Mas, se engolido, ele passará pelo mesmo processo de qualquer alimento, que não dura mais do que duas horas", diz Cylmara. No fim, acabará eliminado nas fezes.

- Manga com leite faz mal?

A história da manga com leite remete ao tempo da escravidão. Para evitar que os escravos roubassem o leite das vacas, disseminou-se a crença de que a mistura da manga com o leite era prejudicial, podendo levar à morte. Segundo Mônica, a mistura é só uma vitamina, sem contraindicações. "A manga tem diversas vitaminas e nutrientes, assim como o leite. Exceto para quem tem alergia ao leite, essa vitamina é bem saudável", garante.

- Não se acorda um sonâmbulo!

Há quem diga que acordá-lo pode levar a enfarte e até a lesões cerebrais. Segundo Aloe, não há estudo que comprove isso, mas ele desaconselha a interação com o sonâmbulo por meio de estímulos fortes. "Como o indivíduo vai estar meio dormindo, meio acordado, ele não acordará facilmente, mas poderá ficar confuso com tantos estímulos e reagir de forma negativa, agressiva", esclarece. O indicado é conduzi-lo, gentilmente, até o local mais seguro.

- Desodorante antitranspirante provoca câncer de mama?

Se o câncer é de mama, ele não poderá surgir na axila - que não tem ligação com o órgão mamário. "Só quando o câncer surge na mama e fica invasivo é que pode ir para os nódulos linfáticos, não ao contrário", esclarece Filassi. Este mito nasceu de uma hipótese mirabolante: a de que o produto impediria o corpo de eliminar as toxinas pelo suor, que ficariam retidas e provocariam alterações no DNA. "Nós suamos por todo o corpo. Esta explicação não tem nenhum fundamento", completa.

- Dormir de cabelo molhado e andar descalço provocam resfriado?

"Lavar o cabelo no frio, com água morna, não deixa ninguém resfriado, tampouco andar, por pouco tempo, com os pés no chão", garante Jacob Faintuch. Segundo ele, as principais causas do resfriado são: imunidade baixa, aglomeração e queda brusca de temperatura. Também não há evidências científicas de que dormir com o cabelo molhado provoque resfriado, mas o médico desaconselha a prática. "O que não se deve é, no frio, tomar banho em água muito gelada, ou permanecer em local aberto sem agasalhos", aconselha o médico , lembrando de mais mitos. "Dizem que tomar cachaça e conhaque quando se está resfriado melhora os sintomas. É um mito perigoso, pois o álcool pode, na verdade, fazer a imunidade cair."

- Passar manteiga e creme dental alivia as queimaduras?

Além de não ajudar, isso atrapalha a avaliação do médico, que terá de lavar o local para analisá-lo, podendo prolongar a dor. "Essas atitudes podem até aumentar as chances de infecção no machucado", diz Gomez. Queimou? Corra até o médico.

- Se raspar os pelos com lâmina, eles ficarão mais grossos?

Não é verdade. "Nada faz com que a estrutura do pelo mude. Assim como depilar com cera ou pinça não diminui a quantidade, que é fixa, raspar também não os torna grossos ou pretos", diz Maria Fernanda. Segundo ela, a vida do pelo tem três fases: anágena (produção do pelo), catágena (seu enfraquecimento) e telógena (mais fino, prestes a morrer). "Quando raspamos o pelo com a lâmina ele se mantém na fase catágena e dá a impressão de que ficou mais grosso, mas está só em sua forma natural", completa. A depilação com cera só antecipa a terceira fase do pelo.





Fonte: Site Yahoo notícias – por Marcela Rodrigues Silva