Para a maioria das pessoas, inaugurar uma nova franquia é realizar um sonho. Mas, para muitos franqueados, este sonho pode ser um caso à parte – suas franquias acabam tendo enorme dificuldade para iniciar e se firmarem, o que poderia ser evitado se algumas questões comuns fossem consideradas.
Estão aqui cinco erros mais comuns cometidos por franqueados que invariavelmente levam ao fechamento da franquia:
1- CAIXA PEQUENO
Paulo Bauer trabalhava como executivo em um banco: “eu não me sentia bem, acabei me demitindo”.
Reconhecendo que não tinha a menor idéia de como ser proprietário de um negócio independente, Paulo decidiu por uma franquia na área de alimentação e escolheu um negócio de muito sucesso. Paulo tinha apenas parte do capital para o investimento inicial e precisou financiar equipamentos, mas inaugurou a franquia totalmente descapitalizado. Isto provocou sérios problemas de caixa que exigia valores adicionais para o pagamento de fornecedores, pessoal, insumos da operação, aluguel, impostos e o financiamento de equipamentos. Logo as dificuldades apareceram e Paulo foi forçado a abandonar o negócio pouco antes de completar dois anos.
Paulo ficou arrasado: “A decisão mais dura de todas foi terminar com o meu sonho”.
2- SUBESTIMANDO A IMPORTÂNCIA DAS VENDAS
Subestimar a importância das vendas é um erro comum para muitos franqueados que iniciam o novo negócio. É exatamente no começo que a maior atenção deve ser dada a vendas que pagam as despesas e recuperam o investimento. Não importa o tamanho do negócio, cada franqueado deve dedicar-se as vendas para certificar-se de que o negócio está realmente acontecendo.
Como disse Carlos Augusto depois do negócio fechado: “..de nada vale ter a melhor idéia do mundo se você não puder vendê-la”.
Cláudio investiu em uma franquia de cosméticos e tinha a certeza de que o sucesso do empreendimento estaria garantido: “….continuei com todas as minhas outras atividades e só passava nos finais de semana para dar uma olhadinha no caixa”.
Para muitos novos franqueados investir numa franquia é a garantia de sucesso imediato e em muitos casos há a percepção de que o negócio vai andar sozinho. Como Cláudio afirmava:”…achei que como tinha comprado uma franquia, até o sucesso estaria formatado e totalmente pronto, não tinha como dar errado, mas deu!”.
É apenas no dicionário que “sucesso” vem antes de “trabalho” e subestimar o envolvimento e o trabalho exigido do franqueado no dia-a-dia do negócio é sempre um erro capital.
4- MUDANDO O NEGÓCIO
“…nem participei do treinamento, na verdade eu já sabia tudo e seria uma enorme perda de tempo.”
Depois de inaugurar o negócio, os franqueados com experiência anterior passam uma boa parte do tempo questionando a operação do negócio, especialmente com relação ao mix de produtos e serviços do negócio. O franqueado experiente logo altera várias características, especialmente aquelas que envolvem a operação e fornecedores e muito rapidamente o negócio acaba fechando.
Depois de fechar sua franquia, amargando um enorme prejuízo financeiro e pessoal, afirma: “…..eu sabia tudo de café, mas nada de cafeterias, foi um desastre!.”
5- LOCALIZAÇÃO INADEQUADA
Localização inadequada continua sendo mortal para qualquer negócio, especialmente para franquias, onde o investimento nas instalações geralmente é bem maior, exigindo mercado qualificado que possa gerar vendas e retorno do capital.
Mônica ficou encantada com o novo shopping que estava sendo inaugurado em sua cidade: “..o corretor me convenceu do empreendimento. O folheto era maravilhoso, com um estudo de mercado fantástico, definindo até quantidade de consumidores e a área de influência de todo o shopping. Depois me mostrou todas as marcas famosas que já estavam com todos os pontos alugados e como eram todas franquias não tive dúvidas, assinei o contrato, paguei as luvas e parti para achar uma franquia.”
Local inadequado é aquele que não gera consumidores suficientes para o negócio dar certo. Quando isto acontece, a primeira reação do franqueado é questionar o mix de produtos e serviços que invariavelmente é considerado errado para aquele local. Na verdade, o mix está correto, mas o mercado localizado está errado. Mas, infelizmente, o investimento foi realizado e a franquia já foi inaugurada.
A primeira reação de Mônica frente ao baixo faturamento do negócio foi pressionar o franqueador para mudar os produtos e a segunda foi que ela mesma mudou: adicionou comida por quilo durante o almoço daquela famosa pizzaria. Muito rapidamente, a franquia de fast-food foi descaracterizada e ela foi obrigada a fechar o negócio:
“….logo percebi que todas aquelas franquias que estavam na planta de comercialização do shopping não sobreviveram e eu estava apenas ajudando o empreendimento a maturar, mas totalmente quebrada”.
Fonte: Rizzo Franchising
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