sexta-feira, 18 de junho de 2010
Afinal, o que motiva as pessoas?
No dia a dia, atuando como consultor ou educador corporativo, sempre vem uma questão sobre “motivação” que é a preocupação da maioria de diretores, gerentes e gestores de pessoas, principalmente de equipes de vendas, dado que aparentemente os especialistas divergem sobre o que motiva as pessoas?
Palestrantes ilustrem chegam a afirmar que todo dia é dia de motivar alguém, pois a consideram tão essencial como tomar banho e se alimentar. Portanto defendem que todo dia haja algum agito. Ok, faz algum sentido.
Outros já entendem que nada motiva mais um funcionário do que ele sentir-se preparado para as tarefas que deve realizar. Ok, também concordo que um funcionário treinado tende a realizar suas tarefas com mais eficácia e se sente recompensado.
Há os mais radicais que afirmam que ninguém motiva ninguém. O que existe é a auto motivação. Parece que esta é a opinião dos especialistas na alma humana. É a ciência quem dita esta conduta.
E se juntarmos estas 3 opiniões? Acho bem válido e acabamos com esta discussão que parece infindável e sem acordo entre as partes. Vejamos: é bom sim sermos todos os dias estimulados. Não precisa ser uma premiação, mas basta uma palavra amável do chefe, ou a presença sorridente dele no ambiente da equipe. Para os que trabalham externo, um telefonema ainda emociona e estimula. É um tremendo gás. Um bom treinamento que corrige falhas e mostra caminhos não é bom. É Óooootimo. E o que fazer com a auto motivação? Cada gestor precisa trabalhar individualmente cada pessoa, respeitando suas crenças e valores, incentivando-a a enxergar oportunidades onde tudo está obscuro. Parem de tratar seus funcionários como uma multidão.
Neste começo de Junho, você quer que sua equipe saia “ bombando”? Que tal um bom plano de incentivo? Veja as dicas abaixo.
1. As metas devem ser ousadas, mas alcançáveis.
2. Todos podem ganhar. Não premie só os 3 primeiros colocados. Estabeleça metas individuais, pois pode ocorrer que alguns dos seus vendedores se superem, mas ainda não consigam chegar entre os primeiros.
3. Agora não é hora de mexer na carteira de clientes dos vendedores. Eles “ralaram” o ano todo e agora vem a recompensa.
4. Defina claramente os critérios de pontuação e verifique se todos entenderam.
5. Defina também os critérios de punição, caso ocorra tentativa de burlar as vendas, como pedidos cancelados e outras artimanhas.
6. E se este plano funcionar, as demais áreas da empresa estão preparadas? Que tal uma meta global que se for alcançada, todos da empresa ganham um bônus?
7. Premie o destaque, aquele que pode ser chamado de “o cara”. Pode até não ser da equipe de vendedores.
8. Faça da cerimônia de premiação uma celebração. Tem que ser algo marcante na vida da empresa e dos ganhadores.
9. Analise os resultados dos mais fracos (pessoas e áreas) e faça o que tiver que ser feito, começando por requalificá-los com um adequado treinamento.
10. Seja justo e generoso, pois assim todos sentirão orgulho da empresa onde trabalham.
Por: José Teófilo Neto – Conexão Mercado
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