terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A saúde da pele no verão


Recomenda-se não ter contato com a areia da praia,  para evitar o aparecimento de micoses.
O Instituto Pello Menos de Depilação, visando orientar seu público sobre assunto questionado através da Central de Atendimento ao Cliente, foi buscar informações para responder às dúvidas. O tema em debate - "pele e micoses".

Foi levado em consideração, o perfil das mulheres que entraram em contato conosco  trazendo dúvidas e questionamentos sobre o assunto. São elas, frequentadoras das praias do litoral carioca, que de acordo com as últimas pesquisas (relatório divulgado pela secretaria do meio ambiente) possui trechos onde a qualidade da areia está comprometida.

No Verão, época do ano que as pessoas ficam mais expostas ao sol e também em contato com a areia da praia, é comum o aparecimento da “micose de praia” ou “pano branco” como é chamada popularmente. Ainda podemos encontrar no mesmo cenário, outros tipos micoses como as que se instalam na virilha e regiões fechadas como unhas e dedos provocando descamações e coceiras.

As manchas claras na pele recebe o nome cientifico de pitiríase versicolor. O fato é que existe um fungo causador da doença que habita a pele das pessoas e é capaz de se desenvolver provocando manchas. Pessoas com baixa resistência imunológica têm facilidade de apresentar o quadro, mas nada impede das pessoas saudáveis também ter a doença.

É comum as pessoas perceberem que têm a micose após a exposição da pele ao sol, porque nas áreas afetadas a pele não bronzeia. Mas ao redor bronzeia normalmente, deixando em evidência as áreas claras onde está a micose, por isso a idéia de que são cotaminadas na praia ou piscina.  

Kelly Schilling
Comunicação/ Pello Menos

Nenhum comentário: