sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CÂNCER DE MAMA. A PREVENÇÃO COMEÇA COM A CONSCIENTIZAÇÃO.



No Brasil, estudos mostram que 60% dos casos de câncer de mama têm diagnóstico tardio e 11 mil mulheres morrem por ano em decorrência da doença. Quem ainda se considera imune ao risco, dá pouca importância à mamografia e exame clínico das mamas, necessários para a detecção precoce do câncer. Além disso, o autoexame das mamas pode ajudar, mas não exclui a necessidade de mamografia e exame clínico.

Muitos serviços de suporte estão disponíveis para as mulheres com câncer de mama. A sobrevivência ao câncer de mama continua sendo aperfeiçoado.
As pesquisas mostram, que a maior parte dos tumores são encontrados pelas próprias mulheres. Segundo os médicos quanto mais as mulheres fizerem o auto-exame regular, mais o câncer será constatado prematuramente.
Da mesma forma que as tecnologias aperfeiçoam-se, o câncer tem sido detectado antes mesmo de sua existência ser sentida ou suspeita. Para detectar o câncer prematuramente as orientações são:
  • Faça um auto-exame mensalmente
  • Faça mamografias anuais a partir dos 50 anos.
  • Não ignore um nódulo ou mudança na aparência ou sensação do seio. Lembre-se que o tumor cancerígeno é normalmente indolor.
Se um nódulo do seio é cancerígeno, a decisão para tratamento é do paciente, seu cirurgião, e seu oncologista (especialista de câncer). Essas decisões são de acordo com o tipo e o tamanho do câncer.

Kelly Schilling
Comunicação/Pello Menos

Nenhum comentário: