terça-feira, 18 de maio de 2010

Gerente precisa gerenciar

Em uma das nossas reuniões de gerente, essa questão foi levantada.

Ao ler uma reportagem sobre comportamento, me atentei sobre características que podem e devem ser usadas no dia-dia de quem trabalha com gerenciamento de pessoas, e que se usadas de forma correta, realmente funciona.

Posso dizer por experiência própria, pois desde então venho utilizando esses ensinamentos de nossa reunião e da matéria da REVISTA EXAME na Unidade Tijuca-URUGUAI e vem dado muito certo.
O assusnto é: ASSERTIVIDADE

Clareza e foco são essenciais.

Comunicar idéias com clareza, manter o equilíbrio durante uma discussão e aceitar pontos de vista diferentes são atitudes importantes para o seu desempenho profissional, todas relacionadas a assertividade, competência fundamental para quem quer crescer profissionalmente e melhorar o comportamento no trabalho.

Então aí vão 05 dicas para desenvolver sua assertividade:

1- ORGANIZE O PENSAMENTO:

Antes de uma reunião ou conversa importante, reserve 15 minutos para colocar no papel seus objetivos, as idéias que deseja apresentar e os argumentos que vão fundamentá-las."Com conceitos ordenados,é mais fácil criar um raciocínio lógico, que o ajudará a expor idéias de forma objetiva e clara, aumentando as chances de serem ouvidas e seguidas".

2- AVALIE O SEU COMPORTAMENTO

Pergunte ao time como as pessoas enxergam seu comportamento. É a melhor forma de conhecer a imagem que passa aos outros-ela é um reflexo de como está agindo. Indague sobre os momentos em que eles acreditam que sua atitude não foi adequada. "É importante estar aberto para críticas e, mesmo que não concorde, ouça com atenção e avalie onde e como melhorar"

3- MUDE AOS POUCOS

Faça a lista das situações em que gostaria de ser mais assertivo e ordene-as da mais simples à mais complexa. Se no topo da lista está dizer mais 'não', por exemplo, comece a exercitar isso no dia-dia.Quando estiver mais seguro, passe para o próximo item. Tentar mudar tudo de uma vez traz ansiedade e aumenta as chances de fracasso. "Sair da zona de conforto é difícil e falhar faz parte do processo".

4- INVISTA NA SEGURANÇA

Para conseguir argumentar e defender seu ponto de vista, em qualquer situação, é importante dominar o assunto em questão. Busque informação sobre o tema em pauta e levante possíveis dúvidas que possam surgir. "Segurança é o segredo da asssertividade. Se está confiante, terá mais firmeza na hora de agir e falar"

5- EVITE IMPULSOS

Diante de uma discussão, o ideal é esfriar a cabeça. Agir sem pensar aumenta as chaces de ser grosseiro ou deixar passar coisas importantes."Durante conflitos há muitas emoções afloradas. Assertividade requer equilíbrio".



Fonte: Revista Exame








Texto e Adaptação: Deise Luci - Gerente da Unidade Copacabana - Santa Clara

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