segunda-feira, 10 de maio de 2010
APTIDÃO PARA O FRANCHISING
Considerando o valor da marca, localização, apoio do franqueador, produto ou serviço já devidamente testado pelo mercado, concorrência e condições econômicas que afetam o sucesso de qualquer negócio, franchising pode ser a melhor opção.
Entretanto, mesmo no negócio de franquia, não existe garantia de sucesso. Em que pese todas as vantagens do sistema de franchising sobre os negócios isolados, ainda assim, há que se considerar a capacidade de gestão do proprietário da franquia.
Uma boa maneira de medir o potencial sucesso é calcular sua taxa de aptidão empresarial. A pergunta é como se pode medir isso?
O estudo de negócios bem sucedidos permite estabelecer um perfil dos antecedentes familiares, valores fundamentais da personalidade, entre outros.
As qualidades comuns aos empresários bem sucedidos permitem que o candidato a proprietário de uma franquia faça uma auto-avaliação de suas aptidões.
Entre as habilidades encontradas nos vencedores encontramos:
Visão – enxergar à frente, vislumbrar os possíveis desdobramentos do negócio e onde pretende chegar.
Liderança – capacidade de influenciar, motivar, encorajar uma equipe. Assumir a responsabilidade pelas decisões.
Know how – domínio do conhecimento em sua área de atuação. Isso pode ser pré-existente ou desenvolvido no andamento do negócio.
Atitude – bom humor, coragem moral, resistência à frustração, persistência na busca de resultados.
Capital suficiente – possuir o capital necessário para tocar o negócio, seja através de recursos próprios ou da capacidade de reunir capital de terceiros.
É possível que você não reúna todas essas habilidades e competências simultaneamente. Pode ser que faltem algumas delas e você tenha outras não relacionadas neste mix.
O importante é ressaltar que mesmo de posse dessas qualidades o sucesso é mais provável, mas não garantido, pois existem alguns fatores imponderáveis e que podem não depender de você.
Ao mesmo tempo, a ausência de uma ou mais dessas qualidades pode significar um pouco mais de esforço, mas não determinam o seu fracasso.
Por que, então, testar suas aptidões? O autoconhecimento é fundamental para o sucesso de qualquer batalha importante.
Por Paulo R. Fernandes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário