quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Franquias apostam no primeiro emprego e no treinamento com carteira assinada

Redes como Pello Menos e Dídio Pizza buscam funcionários para aprenderem do zero e ajudam a entrar no mercado de trabalho da maneira certa

 
Um dos grandes problemas do mercado de trabalho hoje é a falta de qualificação de pessoal. Nas franquias, especialmente aquelas que já estão formatadas de forma profissional, esse problema deixa de existir e dá lugar à qualificação profissional dirigida. É o caso do Pello Menos – rede de franquias de Institutos exclusivamente de depilação, com sede no Rio de Janeiro e que criou um treinamento inédito, ministrado no Centro de Orientação Profissional da própria rede. O Pello Menos seleciona, contrata e oferece 4 meses de treinamento, durante o qual as funcionárias tem carteira assinada, salário e todos os benefícios, e saem formadas depiladoras com o método único da rede.
“Investimos na contratação das meninas para garantir que o treinamento será usado em nossa rede, já que ele foi formatado por mim para utilizar a nossa cera e realizar os procedimentos da forma como acreditamos ser correta”, explica Regina Jordão, fundadora da rede, que criou o treinamento exclusivo e supervisiona tudo para manter os padrões. Hoje, o Pello Menos tem 560 funcionárias em 40 unidades, e estão com estimativa de abrir mais 120 vagas no próximo ano.
Já a rede Dídio Pizza de franquias exclusivamente delivery, que foi formatada nos moldes americanos, aproveitou para ampliar as vagas de emprego no setor de alimentação também para mulheres. “Pizzaria sempre foi um ambiente muito masculino”, explica Elídio Biazini, fundador da franquia, “do pizzaiolo ao entregador, o mais comum era ver homens nas funções”, enfatiza. Para mudar essa mentalidade, a Dídio aposta também nas mulheres, tanto que tem entregadoras motorizadas e acaba de lançar um curso gratuito para pizzaiolas, que tem como objetivo resgatar mulheres para o mercado de trabalho. “Vamos ensinar um ofício para quem busca o primeiro emprego, possibilitar às mulheres que precisaram sair do mercado de trabalho o retorno com uma profissão e gerar mão de obra qualificada para as próximas unidades que vamos abrir”, complementa o empresário.
O curso foi oferecido, em uma primeira etapa, no bairro do Sacomã, onde a Dídio deve abrir uma loja ainda este ano. Em seguida, será multiplicado para outros bairros de São Paulo e em cidades da região metropolitana, que é o primeiro foco de expansão da rede. Já são 40 mulheres trabalhando na Dídio Pizza em diversas funções e outras poderão ser contratadas em breve: o curso oferece, para aquelas que se destacarem, estágio de 2 meses em unidades da rede, durante o qual as estagiárias recebem auxílio transporte e alimentação e têm possibilidade de serem contratadas pela rede.

Fonte: www.empreendedor.com.br

Kelly Schilling
Comunicação Pello Menos

Nenhum comentário: