Baseado em artigo de Cari Lyn Vinci
Há uma boa razão para ter medo se você foi demitido durante seu pico de ganhos no ano. No passado você buscava um novo emprego por alguns meses e novamente estava recolocado no mercado de trabalho. As coisas mudaram. Muitos são demitidos e lutam durante um a dois anos e, no final desse tempo, continuam desempregados. Aqueles que podem, desistem e se aposentam.
No entanto, a maioria de nós ainda precisa ganhar a vida. Então, quais são as suas opções? Como você pode ganhar dinheiro sem ser um empregado?
Dependendo do seu conhecimento específico, você pode tornar-se um consultor ou começar um negócio do zero ou comprar uma empresa já existente ou, ainda, investir numa franquia. Se você procura a segurança de um modelo já comprovado, a franquia é o caminho a seguir. Entretanto, há que considerar os fatos e mitos de uma franquia:
MITO 1: Franquia obtém sucesso por causa do seu produto.
FATO: Você pode fazer um hambúrguer melhor que o do McDonalds? Claro que pode. Terá o mesmo sucesso que ele? Muito provavelmente não. Franquias são bem sucedidas por causa de seus sistemas de negócios - marketing, vendas, logística, operações e gestão. Uma prova disso e a média de idade e experiência anterior de um funcionário de empresas de fast food, como Mcdonalds, Bobs, Burguer King, etc. Se, praticamente, uma criança ou adolescente consegue executar um negócio de milhões de dólares é porque os sistemas são muito bem definidos.
MITO 2: Franquias de sucesso surgem através de novos produtos inovadores e sem concorrência.
FATO: Pense em uma franquia de sucesso.
Dunkin Donuts: As pessoas já comiam sonhos e roscas muito antes deles surgirem.
Subway: As pessoas já comiam e continuam comento sanduíches de baguete desde antes de surgir a franquia.
Franquias de sucesso surgem em negócios de base com muitos concorrentes. Consolidam-se através do desenvolvimento de sistemas de negócios eficazes que dominam o setor onde atuam.
MITO 3: Franchising é tudo fast food e varejo.
FATO: Há milhares de empresas de franquias em mais de 60 setores. Alimentação, educação, vestuário, medicamentos, aluguel de automóveis, material de construção, logística, publicidade, serviços – e a lista continua. O Pello Menos é uma famosa franquia, trabalha com o serviço de depilação, uma franquia diferente que está cada vez crescendo mais.
MITO 4: Franquias são caras.
FATO: Existem investimentos para todos os bolsos, desde as franquias chamadas de baixo custo, abaixo de R$ 10.000,00 até as de milhões de reais. Os custos contemplam a taxa de franquia, aluguel, adaptação do imóvel, marketing, além do capital de giro que é o valor necessário para manter as portas abertas até atingir o ponto de equilíbrio (empatar despesas e receitas).
MITO 5: Qualquer empresa com um alto retorno exige um alto investimento.
FATO: O mais rápido crescimento no segmento do franchising é de empresas de serviço. Algumas das quais não necessitam de imóveis ou equipamentos. Elas exigem, em muitos casos, menos capital e tem um, também rápido, ROI (retorno sobre o investimento). Não existe uma correlação automática entre o custo de uma franquia e seu potencial financeiro.
MITO 6: Conhecimento específico da área é a chave do sucesso do franqueado e da franquia.
FATO: Apenas 25% dos franqueados permanece no mesmo setor onde trabalhavam como empregados. O franqueador ensina a tecnologia da empresa. Alguns deles sequer aceitam franqueados com experiência no setor, porque esses franqueados são menos propensos a seguir o sistema de negócios, o que pode contribuir para o seu insucesso.
MITO 7: Comprar uma franquia é como comprar um emprego.
FATO: O que os franqueadores não querem é franqueados com mentalidade de empregados. Eles querem franqueados que sejam empreendedores que queiram um negócio para si e não por si. É claro que os franqueadores têm todo o interesse em dar treinamento, assistência e suporte para que o negócio vá bem, pois, por conseqüência, isso repercute em melhores resultados para o seu negócio
MITO 8: Franquias são negócios complexos.
FATO: Para uma empresa ser uma franquia ela deve ser um negócio simples que possa ser facilmente replicado. A questão não é “Será que eu consigo tocar esse negócio? A pergunta é: Em quanto tempo eu vou fazer esse negócio dar dinheiro? A vantagem da franquia é já conhecer os caminhos e atalhos para chegar mais rápido às suas metas financeiras.
MITO 9: Recessão não é um bom momento para investir numa franquia.
FATO: Empresas de franquias são muito menos, ou mesmo pouco, afetadas pelos ciclos econômicos do que empresas isoladas. Muitas delas prosperam durante as recessões. Nos Estados Unidos, 16 das 30 empresas que compõem o índice Dow Jones, iniciaram suas atividades com a economia em recessão.
MITO 10: Franquia é bom, mas um bom emprego é mais garantido.
FATO: Mesmo sem levar em conta a possibilidade de demissão, veja os números de ambos os casos: o patrimônio líquido médio das famílias americanas chefiadas por um funcionário é de U$ 352.000. O patrimônio líquido médio das famílias americanas chefiadas por trabalhador independente (um empreendedor, um empresário) é de U$ 3.960.000.
Franchising não é para todos. A pergunta é: É para você?
Por Paulo R. Fernandes – CONSULTOR DE FRANQUIAS
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