quinta-feira, 29 de abril de 2010

Como ser um franqueado na área de Serviços




Por Paulo César Mauro

Você gosta de 'servir'? Na acepção da palavra mesmo. Se você gosta de servir às pessoas, vai ter muito sucesso nesta área.

Na área de serviços ATENDIMENTO é o item primordial. Não é preço, não é prazo, não é conveniência, não há nada mais importante do que Atendimento.

Atendimento engloba simpatia, atenção, rapidez nos procedimentos e SOLUÇÃO. Os clientes querem solução para seus pedidos, sem desculpas. É melhor dizer que não faz do que 'enrolar' o cliente.

O setor de serviços é hoje a que mais cresce no mundo. Já representa 2/3 da economia nacional e mundial, e tende a crescer. As pessoas querem mais e mais serviços, cada vez melhores cada vez mais criativos, cada vez mais convenientes, cada vez mais rápidos, etc.

Além do crescimento acelerado, há uma característica no setor de serviços diferente de outros negócios. No começo você tem de conquistar sua clientela, e isto é mais trabalhoso, no primeiro ano principalmente. Mas a médio e longo prazo é o setor que oferece mais fidelidade do cliente, e, portanto mais fácil para tocar. Depois que você tem sua clientela formada, é só manter o negócio em ordem, e inovar sempre.

Mas você não tem que matar um leão todo dia, como no setor de alimentação, por exemplo!

Talvez por isto o setor de serviços ofereça menos riscos para o franqueado, do que o setor de varejo por exemplo. Nem os altos e baixos da sazonalidade da economia, com meses muito bons e outros muito fracos. Ou seja, o setor de serviços sofre menos com os solavancos da economia.

Além disso, o investimento normalmente é menor, a não ser que envolva a aquisição de equipamentos sofisticados, como para lavanderias a seco, por exemplo. Isso ajuda a melhorar a taxa de retorno do negócio. Isto é, quando o investimento é menor, além do menor risco, o retorno é mais rápido.

O setor de serviços é o que oferece mais desafios para o franqueado. Ele tem de ser criativo na ponta da linha. Sempre aparecem situações inusitadas onde você poderá desenvolver mais seu espírito empreendedor. É claro que tem os padrões básicos, mas oferece oportunidade para muita criação própria.

Você gosta de criar, de inovar, de sentir o negócio em suas mãos? Então venha para a área mais desafiadora e gratificante do setor de franquias.

Venha fazer parte deste sucesso!
Seja um Franqueado Pello Menos.

Nenhum comentário: