segunda-feira, 21 de março de 2011

A luz do Sol, uma aliada da boa saúde.


Depois de despertar nas pessoas preocupações diversas, o Sol agora é amigo da boa saúde, já que está comprovada a sua estreita relação com a vitamina D, essencial ao organismo. Naturalmente usado como antidepressivo, o Sol energiza, dá otimismo, proporciona alegria e ajuda na prevenção de doenças como o Câncer.

O sol tem ação antidepressiva, porquê a Vitamina D está relacionada a um aumento na liberação de substâncias cerebrais associadas à sensação de bem-estar e euforia, como as endorfinas.

Está confirmado pelos cientistas, ele é fundamental para os ossos e os dentes, exatamente porquê forma a vitamina D. que promove a absorção de cálcio, atua no sistema imunológico, age na prevenção de doenças cardíacas e vários tipos de câncer.

De acordo com os dermatologistas, é fato que o Sol traz benefícios a pele, mas não deixam de alertar que é importantíssimo o uso de filtro solar sempre. E para obter os benefícios da luz do Sol, a exposição deve ser no tempo de 5 a 30 minutos, nos horários de baixa intensidade dos raios solares, duas vezes por semana.

Além disso, pesquisadores observaram que a incidência de câncer de mama, pulmão, próstata e intestino chega a ser 50% menor em regiões que costumam ser expostas ao sol. A resposta está na vitamina D, que tem um papel fundamental na multiplicação celular.

Porém sobre o tema, que é destaque no meio científico, as orientações médicas sempre são: Para prevenir o câncer de pele e continuar produzindo vitamina D, é preciso aumentar o consumo de alimentos ricos na substância e continuar utilizando o protetor solar.  


Por Kelly Schilling
Comunicação Pello Menos

Nenhum comentário: