terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FRANQUEADOS DE SUCESSO

Em busca de mais segurança e do respaldo de quem já conhece o mercado, cresce cada vez mais o número de empreendedores dispostos a abrir uma franquia no Brasil. São mais de 90 mil interessados por mês, segundo dados da ABF. Atualmente, o mercado de franchising já soma 1650 redes. Apesar de a maioria esperar um rápido retorno, o caminho para alcançar o sucesso e estabilidade de operação deve passar por alguns pontos importantes e nem sempre fáceis desde a gestão operacional até o fluxo de caixa.

Gestão eficiente de fluxo de caixa
O consultor André Friedheim, explica que é importante não confundir resultado operacional com fluxo de caixa. A dica é separar o dinheiro disponível em caixa das despesas pessoais para não ter surpresas no final do mês.
Gestão eficiente de pessoas
O franqueado deve ter capacidade de lidar com pessoas de forma geral, ser capaz de treinar e motivar constantemente seus colaboradores. A dica é se aprimorar, buscar conhecimento e estar sempre aberto para ouvir e aprimorar cada detalhe.
Gestão de estoque
Apesar do suporte inicial prestado pelo franqueador, André alerta que o franqueado deve se envolver na operação e identificar quais as características da região de atuação, necessidades do seu público-alvo, entender quais produtos devem ser comprados em maior ou menor quantidade, etc.
Gestão tributária
O franqueador não pode gerar passivo, não pode sonegar impostos e gastar o dinheiro dessas despesas para outros fins. A falsa impressão de que o dinheiro vai sobrar pode fazer com que o empreendedor tenha problemas com órgãos como a Receita Federal, por exemplo.
Gestão operacionalNesse caso a orientação é: o franqueado se envolver na operação da loja. Cuidados com a unidade, limpeza do ambiente, organização e entre outros pontos devem ser observados pelo empreendedor. Alguns segmentos exigem ainda mais dedicação do franqueado, como no ramo serviço, por exemplo.

Dados - André Friedheim, sócio-diretor da Francap – consultoria especializada em franchising e redes de negócios
Fonte - Ag. IN 

Adaptação - Kelly Schilling
Comunicação - Pello Menos

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