quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Avaliar bem a equipe impacta os resultados dos negócios

Estimular o desenvolvimento dos empregados é uma das tarefas mais difíceis para quem trabalha dia a dia as funções de liderança.


Avaliar o desempenho não significa só perceber as falhas e virtudes de cada colaborador. Essa também é uma oportunidade para descobrir a forma como os negócios e as rotinas dos serviços são conduzidas por toda a equipe e detectar se a dinâmica de trabalho precisa de mudanças, readequações ou reciclagem dos empregados.

Vejamos o que é preciso para que esse processo proporcione essa percepção:

- Estabelecer objetivos e compromisso

Ao observar esses itens é possível estabelecer metas pessoais, negociadas entre o avaliado e o seu gestor. Negociar tem a vantagem de fazer com que o acordo firmado se realize, uma vez que o compromisso é intimamente assumido. Nesse caso, o desempenho melhora quando os objetivos específicos são estabelecidos.

- Definir meios e recursos necessários

Para que as metas sejam atingidas, devem ser definidos os recursos necessários para a realização do trabalho, tais como equipamentos, “interfaces” com as funções de outras pessoas ou da equipe, investimentos na qualificação e desenvolvimento profissional.

- Determinar formas de comparação entre resultados e objetivos

A medição de resultados ajuda a caracterizar o desempenho, uma vez que torna claro o andamento das tarefas e fornece a medida para o esforço do avaliado.

- Formalizar o instrumento de feedback

Fundamental para o desenvolvimento de competências e novos líderes. Com isso, você mantém um canal de comunicação aberto com o empregado na busca por melhores desempenhos, propondo comportamentos e ações profissionais de acordo com os objetivos da empresa.

O desenvolvimento de um programa de avaliação de desempenho a nível empresarial, face a sua amplitude e importância, deve ser conduzido por profissional que tenha condições de assessorar o gestor da empresa nos diversos tipos de analise do feedback conquistado, não cabendo aí concessões a “achismos”, improvisações ou tentativas de criar soluções domésticas apenas paliativas.

A avaliação de desempenho deve ser contínua e encarada como uma política de relacionamento interno, que deverá ser reconhecida por toda a equipe como contribuição ao aprimoramento de cada empregado em relação aos objetivos que deseja alcançar no âmbito profissional ou pessoal. Quanto mais próximo esse feedback sobre uma tarefa ou projeto, melhor. Isso facilita o entendimento e permite aperfeiçoamentos em todas as áreas da empresa.

A correta análise do resultado da avaliação de desempenho de uma equipe é certamente a melhor ferramenta para motivar e até, se preciso, reeducar seus empregados.

Um programa de avaliação de desempenho cabe em empresas de qualquer tamanho, cabe ao gestor (proprietário, diretor, gerente, líder) optar, ou não, em encampar sua implementação, correndo com isso os riscos para o seu negócio (ou departamento) por adotar uma dessas atitudes.

Fonte: Newsletter - Banco Itaú
 

 
 
 
 
Adaptação: Julio Castro - Franqueado das unidades Pello Menos  Botafogo e Humaitá

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